Contributos da construção do portefólio reflexivo para o desenvolvimento profissional docente

Data
2015-03-31
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O desenvolvimento profissional docente é um processo que se concretiza a longo prazo e envolve conceitos que não se estruturam somente no domínio de saberes sobre a educação, mas também nos domínios das posturas face ao ato educativo, dos papéis desempenhados pelo professor e pelos alunos, das capacidades ligadas ao processo pedagógico e do processo de reflexão que o professor desenvolve sobre as suas práticas. Este estudo tem como objetivo principal perceber a importância do portefólio como estratégia no desenvolvimento profissional dos professores. São pressupostos desta estratégia o aperfeiçoamento de competências reflexivas e o reconhecimento da identidade, originalidade e particularidade de cada professor que aprende a aprender consigo e com os outros, que adquire conhecimentos dia após dia e que se habitua a questionar-se e a questionar e que aprende a desenvolver a sua autonomia. Para atingir os objetivos propostos recorreu-se à metodologia qualitativa e como estratégia o estudo de caso. Esta opção está relacionada com os objetivos do estudo e com as questões formuladas, uma vez que se procurava compreender a importância do portefólio no desenvolvimento profissional dos professores. O quadro teórico de referência concentra numa revisão de literatura sobre o desenvolvimento profissional dos professores, sobre a reflexão, e sobre a construção do portefólio reflexivo. A metodologia de investigação segue uma abordagem qualitativa, tomando por design o estudo de caso. A técnica de recolha de dados foi a entrevista semi-estruturada. Participaram neste estudo quatro docentes do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, pertencentes a escolas de um Agrupamento do distrito do Porto. As conclusões mais genéricas apontam que o portefólio se apresenta como uma estratégia reflexiva para a prática profissional sendo uma importante ferramenta para desenvolver e criar nos professores aptidões para definir estratégias de caráter formativo e reflexivo na construção de saberes e de competências estruturantes da aprendizagem. O portefólio apresenta-se como um instrumento onde o professor expõe algumas atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, promovendo, assim, as capacidades de organização, de reflexão e de autocrítica.
The teacher professional development is a process which is realized in the long term and involves concepts that are structured not only in the field of knowledge about education, but also in the fields of postures against the educational act, the roles played by the teacher and the students, the capacities linked to the educational process and the process of reflection that the teacher develops on their practices . This study aims to realize the importance of the portfolio as a strategy for teachers' professional development. Assumptions of this strategy are the development of reflective skills and recognition of identity, originality and individuality of each teacher who learns to learn from you and others, who acquires knowledge day after day and getting used to wonder and question and learn to develop their autonomy. To achieve the proposed objectives appealed to the qualitative methodology and strategy as the case study. This option is related to the study objectives and the questions asked, since it sought to understand the importance of the portfolio in the professional development of teachers. The theoretical framework focuses on a review of literature on teacher professional development, on reflection, and the construction of the reflective portfolio. The research methodology follows a qualitative approach, using as a case study design. The technique of data collection was semi-structured interview. Participated in this study four professors of the first cycle of basic education, schools belonging to a grouping of the district of Porto. The more general conclusions indicate that the portfolio is presented as a reflective strategy for professional practice is an important tool to develop and build skills in teachers to define strategies for formative and reflective nature in the construction of knowledge and structuring skills of learning. The portfolio is presented as an instrument where the teacher exposes some activities throughout the school year, thus promoting organizational skills, reflection and self-criticism.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Supervisão Pedagógica
Palavras-chave
Desenvolvimento profissional , Práticas reflexivas , Portefólio reflexivo
Citação