Implementação de um sistema de formação para mecânicos da Força Aérea Portuguesa

Data
2015-05-06
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A manutenção mecânica dos motores utilizados nas aeronaves F-16 da Força Aérea Portuguesa é realizada como um esforço de equipa envolvendo 3 a 4 técnicos de motores, devidamente qualificados. A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Força Aérea Portuguesa (FAP) selaram um protocolo onde haviam acordado uma colaboração entre as duas instituições no âmbito do qual tem vindo a ser desenvolvido um simulador 3D para a formação de mecânicos na manutenção de aeronaves F-16. Este simulador tem como objetivo permitir o treino de técnicas, num contexto espacial e visual, e de cooperação, antes da fase de treino com motores físicos. Para a implementação deste simulador optou-se pelo uso dos mundos virtuais 3D de modo a garantir imersividade à simulação e garantir que fosse o mais parecido com o real. São descritos alguns dos mundos virtuais 3D possíveis para a realização deste projeto assim como aquele pelo o qual se optou para a implementação deste projeto. Ao longo desta dissertação são apresentadas as várias etapas do projeto desde o seu início, em 2010, sendo descritas mais detalhadamente as etapas realizadas durante este último ano. Para o processo de simulação foi desenhada uma arquitetura onde todo o sistema de decisão e controlo está separado da interface gráfica. Desta forma, é possível trocar de ambiente gráfico com menor esforço. Foi implementado um protótipo funcional e realizados dois testes de campo efetuados com os utilizadores. São apresentados os testes realizados bem como os seus resultados.
Mechanical maintenance of the engines used in the F-16 aircraft of the Portuguese Air Force is carried out as a team effort involving 3 to 4 engine technicians, duly qualified. The Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) and Força Aérea Portuguesa (FAP) sealed a protocol where they had agreed a collaboration between the two institutions in which has been developed a 3D simulator for training in mechanical maintenance of F-16 aircraft. This simulator is to allow the training of technical, visual and spatial context, and cooperation before the training phase motors with physical For the implementation of this simulator was chosen by the use of 3D virtual worlds to ensure immersiveness and ensure that the simulation was the closest thing to the real. We describe some of the possible 3D virtual worlds for the realization of this project. Throughout this dissertation presents the various stages of the project since its inception in 2010, and described in more detail the steps taken during the past year. For the simulation process was designed an architecture where the whole system of decision and control is separated from the graphical user interface. Thus, it is possible to change the graphical environment with less effort. We have implemented a working prototype and conducted two field tests performed with users. Presents the tests and their results.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática
Palavras-chave
Formação , Mundos virtuais , Trabalho cooperativo , OpenSimulator , Aprendizagem virtual
Citação