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dc.contributor.advisorCosta, Maria Isabel Barros Morais-
dc.contributor.advisorMachado, Liliane Campos-
dc.contributor.authorFrança, Silvana Diamantino-
dc.date.accessioned2015-05-15T10:11:58Z-
dc.date.available2015-05-15T10:11:58Z-
dc.date.issued2015-05-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/4627-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educaçãopt
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo (1) analisar as formas de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) e(2)as percepções dos professores nos cursos de licenciaturas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), indagando-se: qual o espaço de legitimação da inclusão escolar-especial na Unimontes para o acesso à educação superior de qualidade e cidadania, através de seu conjunto de saberes e práticas de caráter científico e histórico-cultural acumulado? . Recorreu-se, na teoria, a diversos autores, como Barbosa (2008), Freitas (2005), Zimmermann (2008), Sassaki (1997), Mazzoni (1997) e Carvalho (1997) entre outros que debateram aspectos da inclusão escolar, produzindo uma discussão à volta do nosso objeto.Metodologia: Utilizou-se uma metodologia mista ,em varias fases (1) pesquisa documental em matrículas nos cursos da Unimontes, por meio do Sistema de Cotas, a qual foi coletada nas bases de dados da secretaria geral, da coordenação de cursos, do NUSI,permitiu indicar os alunos com NEE. Logo após, realizou-se uma pesquisa de enfoque quanti-qualitativo, através do (2) questionário aplicado a nove alunos NEEs;(3) de uma entrevista com três professores;(4) e, de uma análise documental, por meio de estudo exploratóriodescritivo e interpretativo sobre a concepção e articulação do projeto políticopedagógico (PPP) de 9 cursos de licenciatura da Unimontes Resultado:Relativamente as percepções dos alunos ,a maioria refere a problemas relacionados com as formas de acesso ao conhecimento academico na Universidade , especificamente material didático. Relativamente às concepções e aos métodos de ensino-aprendizagem, os professores disseram que ‘não tem nenhum um preparo’ tanto na formação inicial quanto na continuada para lidar com alunos com NEEs. O estudo e a análise apresentados nos Projetos Políticos Pedagógicos, vão ao encontro do argumento acerca das diretrizes normativas da educação especial no País, o qual, segundo Brasil (2004) [1], diz que a falta de uma “política de apoio pedagógico para essas necessidades especiais” pode fazer com que esses alunos não estejam na Universidade. Considera-se esta pesquisa como um estudo relevante para o conhecimento, na medida em que se tenta problematizar e analisar o fenômeno da inclusão escolar na universidade, visto que este segmento desempenha um papel importante na legitimação do ensino, da pesquisa e da extensão.pt
dc.description.abstractThe present study aims to (1) examine ways of inclusion of students with special educational needs (SEN), and (2) the perceptions of teachers in undergraduate courses at the State University of Montes Claros (Unimontes), asking yourself: what space of legitimation-special school inclusion in Unimontes for access to quality higher education and citizenship through his set of knowledge and practices of scientific and cultural-historical cumulative?. Resorted to, in theory, several authors, such as Barbosa (2008), Freitas (2005), Zimmermann (2008), Sassaki (1997), Mazzoni (1997) and Carvalho (1997) and others who discussed aspects of school inclusion, producing a discussion around our objeto.Metodologia: We used a mixed methodology in several phases (1) documentary research in enrollments in Unimontes through the Quota System, which was collected in the databases of the registry Overall, the course coordinator, the Nusi allowed to indicate pupils with SEN. Soon after, there was a survey of quantitative and qualitative approach, by (2) questionnaire to nine students SEN, (3) an interview with three teachers, (4) and a documentary analysis through study exploratory, descriptive and interpretive on the design and articulation of the political-pedagogical project (PPP) 9 degree courses Unimontes Results: Regarding the perceptions of students, most are related to problems with the forms of access to knowledge in academic University. Regarding the concepts and methods of teaching and learning, teachers said 'has no a training' both in initial training and in continuing to deal with students with SEN. The study and analysis presented in Pedagogical Political Projects, meet the argument about the normative guidelines for special education in the country, which, according to Brazil (2004) [1], says that the lack of a "policy of educational support for these special needs "can make these students are not at the University. Considers this search as a relevant study for knowledge, in that it attempts to discuss and analyze the phenomenon of school enrollment at the university, since this segment plays an important role in legitimizing the teaching, research and extension.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectInclusão escolarpt
dc.titleInclusão de alunos com NEE no ensino superior: um estudo de caso na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)pt
dc.typedoctoralThesispt
dc.subject.udc376.1-056.2/.3(81)(043)pt
dc.subject.udc378.4(81)(043)pt
Appears in Collections:TD - Teses de Doutoramento

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