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Title: Modelo(s) de ensino do judo em Portugal: para um conhecimento e compreensão do processo de formação desportiva na modalidade
Authors: Veloso, Rui Jorge de Abreu
Advisor: Aranha, Ágata Cristina Marques
Botelho, Manuel Ferreira Conceição
Keywords: Judo
Análise de conteúdo
Formação desportiva
Treino
Modelo de ensino
Issue Date: 21-May-2015
Abstract: O propósito deste estudo foi conhecer o entendimento dos treinadores de judo portugueses sobre aspetos considerados fundamentais no contexto do processo de formação desportiva do judoca no seu global. A apresentação de um modelo síntese de formação do judoca, baseado no entendimento dos treinadores e focando os aspetos a reforçar nos diferentes escalões etários foi também um objetivo. Recorreu-se à metodologia qualitativa, através da aplicação de uma entrevista (semiestruturada), tendo também sido utilizado um pequeno questionário. As entrevistas foram aplicadas a dezasseis treinadores portugueses, de cinco regiões do país (Norte, Centro, Lisboa, Sul, Açores), tendo as mesmas sido gravadas para posterior tratamento das respostas, através de análise de conteúdo. Com base no resultado desta análise surgiram algumas conclusões: o ensino do judo tem como base a transmissão de atitudes e valores; os pais assumem um papel fundamental enquanto agentes dedicados e respeitadores das opções dos treinadores, devendo estes apresentar um comportamento exemplar, dando o exemplo; o ensino de características lúdicas é uma importante fonte de motivação para a prática; a falta de colaboradores e classes muito heterogéneas são alguns dos problemas sentidos pelos treinadores; um correto ensino das quedas e das técnicas, assim como a ênfase dada à luta no solo (na iniciação) e um adequado regulamento competitivo são fatores promotores da segurança na prática; uma boa base técnica, a grande variedade de aprendizagens e o recurso a situações-problema são aspetos importantes no contexto da formação desportiva do judoca; o ensino do judo deve preparar, progressivamente, os atletas para as exigências competitivas futuras, no respeito pelo estádio de desenvolvimento daqueles; os contactos com judocas de outros clubes são fundamentais para a evolução dos atletas; nem sempre os treinadores fundamentaram convenientemente as suas opções, ao nível do trabalho das capacidades e habilidades motoras e da lógica que preside à escolha das situações de aprendizagem a propor aos atletas, entre outras.
The aim of this study was to know the Portuguese judo coaches´ understanding on some fundamental aspects of the global judoist´s sports education process. It was also an aim to present a summarized education model based on the coaches´ understanding, and focusing on the aspects to be strengthened in the various age groups. The qualitative methodology was used, by means of an interview (semi-structured), as well as a small questionnaire. The interviews were conducted with sixteen Portuguese coaches from five different regions of the country (the North, the Center, Lisbon, the South and the Azores), and recorded for ulterior answer handling through content analysis. Based on this analysis ‘result some conclusions arose: judo teaching builds on the attitudes and values ‘transmission; parents play a crucial role while dedicated and respectful agents of the coaches ‘decisions, showing the latter an exemplary behavior to set the example; the teaching of entertaining features is an important source of motivation for the practice; the lack of collaborators and the rather heterogeneous classes are some of the problems sensed by the coaches; the correct teaching of falls and techniques, as well as the stress given to the ground fight (with beginners), and a suitable competitive regulation improve safety in the practice; good technical basis, a wide variety of learnings, as well as the use of problem situations are important aspects in the context of judoists´ sports education; judo teaching should, progressively, prepare the athletes for the future competitive demands, respecting, however, their stage of development; contacts with judoists from other clubs are fundamental for the athletes´ evolution; coaches have not always justified conveniently their options regarding the work of the motor abilities and skills and the logic behind the choice of the teaching situations, among others.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências do Desporto
URI: http://hdl.handle.net/10348/4654
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:TD - Teses de Doutoramento

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