Guião de investigação de boas práticas na área de animação sociocultural: estudo de caso da Biblioteca da UTAD-Pólo de Chaves

Data
2014
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Nesta investigação realçamos a importância do uso de boas práticas nas bibliotecas da região do Alto Tâmega e Barroso, especificamente na biblioteca do Pólo da UTAD em Chaves. O nosso objetivo foi perceber qual a relação entre bibliotecas e Tecnologias de Comunicação e Informação, e conhecer “boas práticas” de animação de uma biblioteca. Trata-se de um estudo de caso em que a estratégia utilizada foi a investigação-ação, com a colaboração de 100 alunos dos cursos de animação Sociocultural, turismo e do Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Animação Sociocultural, e 13 bibliotecários / Professores responsáveis pelas bibliotecas públicas e Agrupamentos de escola da região do Alto Tâmega e Barroso. As técnicas utilizadas na recolha de dados foram a análise documental, o inquérito por questionário, a entrevista, a observação participante e, ainda, o do diário de bordo. Neste contexto, a presença dos nossos informantes-chave nos cursos lecionados nas instalações do Pólo da UTAD em Chaves surge como uma mais-valia para o nosso estudo de caso. As várias práticas de animação do espaço-biblioteca, integradas nas TIC apresentam-se como uma ferramenta imprescindível que podemos considerar de “boa prática” e que poderão, eventualmente, ser transferíveis para outros contextos.
This study highlights the importance of using good practices in the libraries of the Alto Tâmega and Barroso, specifically the UTAD - Pólo Chaves library. Our goal was to understand the link between libraries and Information and Communication of Technologies (ICT), and to know the “best practices” of animation at the library . In this study case the strategy used was action-research. A hundred students of the following degrees collaborated: Sociocultural Animation, Tourism and Masters in Education Sciences - Specialization in Sociocultural Animation; as well as 13 librarians and teachers responsible for the public libraries and schools from Alto Tâmega e Barroso. The methodology techniques used in collecting data were document analysis, surveys, interviews, participant observation and, also, the logbook . Therefore, the presence of our key informants in the courses taught at UTAD - Pólo de Chaves facilities comes as an added value for our study case. The several practices of animation at the library space, integrated at ICTs presents itself as an essential tool that can be considered "good practice" and those practices may eventually be transferable to other contexts.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Animação Sociocultural
Palavras-chave
Bibliotecas , Tecnologias da informação e comunicação , Animação sociocultural , Boas práticas
Citação