Conviver com o autismo: aplicação do programa PECS a um indivíduo com Perturbação do Espectro do Autismo: relato de um estudo de caso

Data
2015-06-02
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Projetos de investigação
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Resumo
O conceito de escola inclusiva deve contemplar todo o indivíduo que ostente qualquer tipo de necessidade educativa, com base neste pensamento surge o presente projeto desenvolvido na ânsia de melhor compreender os indivíduos com perturbação do espectro do autismo (PEA). Inúmeras são as metodologias que surgem na ânsia de melhor conhecer esta patologia, assim metodologias baseadas num sistema de comunicação aumentativa, utilizando símbolos e imagens, tal como o PECS (Picture Exchange Communication System) são desenvolvidas para labutar com indivíduos com perturbações de desenvolvimento, nomeadamente dificuldades na compreensão e uso da comunicação verbal e não-verbal. A presente investigação reporta-se a um estudo de caso de um indivíduo com PEA, em que é implementada a metodologia PECS. A utilização desta metodologia demonstra uma melhoria ao nível de dificuldades em competências como a comunicação verbal, não-verbal e a interação social. Relata as fases que foram alcançadas ao longo da investigação pelo indivíduo em estudo, salientando-se o alcance das primeiras três fases do sistema PECS, nomeadamente o intercâmbio físico/o aprender a como comunicar, o aumento da espontaneidade e a discriminação de figuras. O projecto tem como objetivo verificar qual a influência do programa PECS em competências como a interacção social, comportamentais e cognitivas. A metodologia foi de natureza qualitativa orientada para a compreensão de fenómenos, o participante da investigação foi observado numa primeira fase em contexto de sala de aula. A implementação do projecto teve a duração de aproximadamente 15 sessões, inicialmente a duração das sessões correspondeu a uma hora e com o decorrer do projecto o tempo de duração das sessões passou a ser de três, quatro horas. As fases implementadas no programa foram as três primeiras fases correspondentes a Fase I – Intercãmbio físico/como comunicar, Fase II – Aumento da espontaneidade, Fase III – Discriminação de figuras. O indivíduo não desenvolveu uma comunicação verbal, mas tornou-se cada vez mais autónomo na comunicação através da troca de figuras, melhorou ao nível da interacção social e diminui os seus comportamentos autoagressivos e estereotipados. O contacto visual e o interesse foram competências que evoluíram ao longo das sessões. Porém este projeto representa uma pequena amostra do trabalho árduo que qualquer, técnico ou docente enfrenta com indivíduos ostentadores de algum tipo de necessidade educativa especial, o pedagogo dá o seu melhor de forma a promover aprendizagens todos os dias aos seus discípulos e que cada dia se torne uma conquista.
The inclusive education concept should include any individual who bears any educational need, based on this thought arises in the present project developed eagerness to better understand individuals with autism spectrum disorder (ASD). There are numerous methodologies that arise in eagerness to learn about this disease, so based methodologies in an augmentative communication system using symbols and imagery such as PECS (Picture Exchange Communication System) are developed to toil with individuals with developmental disorders, including difficulties in understanding and use of verbal and non-verbal. This research refers to a case study of an individual with ASD, which is implemented in the methodology of PECS. The use of this methodology demonstrates an improvement to the level of difficulty in skills such as verbal nonverbal communication and social interaction. Recounts the stages that were reached during the investigation by the individual in the study, highlighting the scope of the first three phases of the PECS system, particularly the physical exchange, learn how to communicate, increased spontaneity and discrimination of figures. The implementation of the project lasted about 15 sessions, initially the duration of sessions corresponding to an hour and with the course of the project the sessions duration increased to three, four hours. The phases were implemented in the program the first three phases corresponding to Phase I - physical exchange / how to communicate, Phase II - Increased spontaneity, Phase III - Discrimination of figures. The individual not developed the verbal communication, but became increasingly autonomous in communication through the exchange of figures, improved the level of social interaction and decreases their self-injurious and stereotyped behaviors. The visual contact and interest were skills that have evolved over the sessions. But this project is a small sample of the hard work that anyone, coach or teacher faces ostentatious individuals with some type of SEN, the teacher gives his best to promote learning every day to his disciples and that each day becomes a achievement.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor
Palavras-chave
Autismo , Inclusão , Escola inclusiva , PEA , PECS , NEE
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