O contributo dos media e das relações públicas para a projeção de identidades culturais: um estudo exploratório em Trás-os-Montes e Alto Douro

Data
2015-06-02
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Projetos de investigação
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Resumo
O tema deste trabalho centra-se na pesquisa e reflexão sobre o papel dos media, da assessoria de imprensa e da organização de eventos na criação de identidades culturais. Serão apontados quatro exemplos emblemáticos de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os meios de comunicação, enquanto veículos de transmissão de conhecimento, têm um poder inegável na área cultural. Esse poder, intrinsecamente ligado às suas audiências, tem a capacidade de tornar públicas as mensagens que veiculam. Por outro lado, a área das relações públicas, particularmente a organização de eventos e assessoria de imprensa, terão um contributo elementar na transmissão de informação aos seus públicos. Para que a projeção de identidades culturais seja executada de forma adequada, torna-se imperativo que os municípios criem, no tempo certo, marcas com autenticidade e que tenham a capacidade de as promover de forma assertiva, assentes num trabalho que deverá ser consistente e perseverante contando, para esse fim, com o contributo da área da comunicação. Os media mostram-nos o que se passa no mundo e este atributo é, também, elementar na divulgação do que se vai passando no país sendo destacados, nesta investigação, quatro concelhos transmontanos com reconhecimento cultural a nível nacional.
The theme of this work focuses on research and reflection on the role of the media, the press office and the organization of events in the creation of cultural identities. Four key examples of Trás-os-Montes and Alto Douro will be appointed. The media, as transmitters of knowledge, have an undeniable power in the cultural area. This power, intrinsically linked to their audiences, has the ability to make public the messages they convey. On the other hand, the area of public relations, particularly the organization of events and media, will have an elementary contribution in transmitting information to their audiences. For the projection of cultural identities is properly executed, it becomes imperative that municipalities set up, at the right time, brands with authenticity and have the ability to promote them in an assertive manner, based on a work that should be consistent and persevering counting, for this purpose, with the contribution of the communication field. The media show us what is happening in the world and this attribute is also an elementary disclosure of what is going on in the country, being featured, in this research, four municipalities of Trás-os-Montes with cultural recognition nationally.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação, Especialização em Relações Públicas e Publicidade
Palavras-chave
Meios de comunicação , Organização de eventos , Identidade cultural , Assessoria de imprensa
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