O blogue no 1.º ciclo do Ensino Básico: que contributos no processo de ensino e aprendizagem no âmbito do português?

Data
2014
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Uma sociedade em constante mudança, marcada pela rapidez de acesso à informação/comunicação, coloca um desafio permanente ao sistema educativo. Assim, no decorrer desta investigação, pretendeu-se refletir sobre as potencialidades de tecnologias avançadas atuais, nomeadamente o Blogue, em contexto educativo. Neste sentido, tentámos perceber as potencialidades do Blogue no desenvolvimento de competências quer ao nível do Português, quer tecnológicas, de autonomia, de socialização, de cooperação, de pensamento crítico e criativo, tão necessárias na era conceptual. Assim, criámos um Blogue “maresiadeletrasdo2b.blogspot.com”, transversal às diferentes áreas e estimulámos a possibilidade de ser gerido pelos alunos. O presente trabalho, através do recurso de metodologias quantitativas e qualitativas, teve como principais objetivos: (I) reconhecer o Blogue como uma estratégia de incentivo à escrita, analisando a importância do seu uso na sala de aula; (II) aferir o impacto no gosto pela expressão escrita e na predisposição dos alunos para a elaboração de textos; (III) identificar o Blogue como recurso importante na aprendizagem e desenvolvimento da escrita, fomentando o desenvolvimento das capacidades de observação e atenção, desenvolvimento do vocabulário, estrutura frásica, produção e leitura de histórias, analisando o tempo dedicado nas respetivas áreas, em função da importância atribuída; (IV) considerar o 1.º Ciclo como um espaço privilegiado onde se devem proporcionar aos alunos aprendizagens mais ativas e significativas, garantindo oportunidades de desenvolvimento de habilidades de interesses, bem como potenciar não só interação individual, mas também uma interação Escola – Família; (V) reconhecer a importância do uso das TIC, nomeadamente do Blogue, como estímulo para o despertar da escrita, para promover a integração de saberes através da sua aplicação contextualizada, desenvolver a iniciativa, a persistência, a responsabilidade e criatividade, aumentar a autoestima e a autoconfiança e (VI) explorar a leitura como meio de desenvolvimento da produção escrita e linguística, pesquisa, seleção e tratamento da informação através do Blogue, interpretar a sua dimensão lúdica e pedagógica, experimentando diversos percursos individuais ou em grupo, que proporcionem o prazer da escrita, desenvolvendo as capacidades de análise às diversas atividades efetivadas; e, por último, (VII) conhecer as dificuldades que inibiram os encarregados de educação de dinamizar o Blogue. Com a realização do presente estudo foi possível concluir que a implementação das TIC, em particular do Blogue, permite um melhor envolvimento de todos os alunos e melhora a participação dos encarregados de educação, proporcionando verdadeiros espaços de partilha, de interação e de interesse para o mundo da literacia, além de promover o desenvolvimento de diversas competências. Em especial, é de salientar o fato de também se ter verificado uma mudança significativa no empenho e no comportamento, sobretudo nos alunos que revelavam pouco ou nenhum interesse pelas atividades escolares.
A society which is constantly changing and is characterised by quick access to information and communication is considered as a permanent challenge to the educational system. Hence, throughout this research, the goal was to reflect on the capabilities of the current advanced technologies, namely the blog, within an educational context. In this sense, we tried to understand how the blog allows the development of technological skills as well as autonomy, socialization, cooperation, critical and creative thinking which are essential nowadays. We created a blog, maresiadeletrasdo2b.blogspot.com, which is flexible to all areas, and allowed the students to manage it. By applying quantitative and qualitative methodologies, the main goals of this work were: (1) to recognise the blog as an incentive strategy to writing, analysing its importance and usefulness in the classroom; (2) to measure how much students like writing and their willingness to write texts; (3) to identify the blog as an important resource to learning and developing writing skills, encouraging the development of observation and attention capabilities, vocabulary, sentence structure, production and story reading and analysing the amount of time dedicated to each area according to its importance; (4) to regard primary teaching as a privileged space where students should be provided with more active and significant learning abilities assuring opportunities of developing their interest skills, as well as fostering not only individual interaction but also school – family interaction; (5) to recognise the importance of ICT, namely the blog, to stimulate writing skills, to promote knowledge integration through context, to develop initiative, persistence, responsibility and creativity, to increase self-esteem and self-confidence; (6) to explore reading as a means to develop writing and linguistic skills, to develop research, selection and treatment of information through the blog, interpreting its leisure and pedagogical nature and exploring several individual or group approaches that enable the pleasure of writing by developing the capability of analysis of the different activities; and finally (7) to learn the problems that prevented the parents from fostering the blog. Through this study, we were able to conclude that the application of ICT, namely the blog, allowed a better involvement of all students and improving parental involvement, providing actual spaces for sharing, interacting and of interest to the world of literacy. It is also important to mention that there was a significant change in commitment and behaviour, especially regarding students who revealed little or no interest in school activities.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Comunicação e Tecnologias Educativas
Palavras-chave
Educação , Tecnologias da informação e comunicação , Escrita , Blogue
Citação