A importância da gestão de eventos de comunicação na promoção da região turística do Alto Douro Vinhateiro: o caso da Meia Maratona do Douro Vinhateiro

Data
2015-07-17
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A presente dissertação de mestrado aborda a importância da realização da Meia Maratona do Douro Vinhateiro na promoção da região turística do Alto Douro Vinhateiro. Deste modo, a dissertação que de seguida se apresenta é composta por uma componente teórica onde são definidos e contextualizados conceitos e temáticas ligadas ao tema, assim como por um estudo de caso acerca da importância da Meia Maratona do Douro Vinhateiro em comunicar a região do Alto Douro Vinhateiro, ao nível da atração de novos clientes e fidelização de clientes. A realização de eventos vem-se assumindo como uma ferramenta cada vez mais preponderante na comunicação e divulgação de mensagens direcionadas a um determinado público-alvo, tendo a capacidade de mobilizar as massas em torno de um conceito. A Meia Maratona do Douro Vinhateiro é já uma referência no que toca à realização de eventos na região do Alto Douro Vinhateiro, sendo esta a região demarcada mais antiga do mundo, considerada Património Mundial pela UNESCO em 2001. No seio da sua riqueza e do seu património realça-se a natureza e beleza da sua paisagem, assente sobre socalco, bem como a universalidade e fama dos seus vinhos. Tais factos fazem do Alto Douro Vinhateiro um destino turístico cada vez mais procurado, tanto a nível nacional como a nível internacional, e que cada vez mais contribui para a promoção da marca Portugal.
The present master's thesis discusses the importance of the Douro Valley Half Marathon, in the promotion of the of the Douro Valley touristic region. Hence, this thesis comprises a of a theoretical introduction where concepts and themes related with the thesis subject are defined and put in perspective,, as well as a case study about the importance of the Douro Valley Half Marathon in the communication strategy of the Douro Valley touristic region in what concerns the engagement of new visitors and the return of prior ones. Major events are increasingly becoming a prominent tool in communication and disclosing of targeted messages to a targeted audience, having the ability to mobilize the masses around a concept. Douro Valley Half Marathon is already a reference when it comes to organizing an array of events around its core activity in the Douro Valley, the oldest demarcated region in the world, recognized as World Heritage by UNESCO in 2001. Amongst its many treasures and backed by its heritage is a landscape formed by ledge that gives way to universally famous wines. Such attributes make the Douro Valley a touristic destination which is increasingly sought by national and international public and acts as a fundamental contributor to the promotion of Portugal brand as a whole.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação, Variante de Relações Públicas e Publicidade
Palavras-chave
Turismo , Marketing , Comunicação , Promoção , Gestão de eventos , Meia maratona do Douro Vinhateiro
Citação