Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/4767
Title: O uso das TIC em Educação Musical no 2º ciclo do Ensino Básico nos Distritos de Vila Real e Bragança
Authors: Machado, Nuno Carlos Teixeira
Advisor: Gomes, Agostinho da Costa Diniz
Escola, Joaquim José Jacinto
Keywords: Educação musical
Música
Escolas
Internet
Software
Computadores
TIC
Issue Date: 2015
Abstract: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm vindo a revelar-se de uma importância determinante nas várias áreas do conhecimento e artísticas, e o mesmo tem acontecido no que concerne à música enquanto arte e também enquanto ciência, salientando-se a sua relevância no processo de ensino da mesma através da Educação Musical, neste caso particular no 2º ciclo do ensino básico. Esta dissertação analisa a realidade da disciplina de Educação Musical do 2º ciclo do ensino básico nos distritos de Vila Real e Bragança, face às tecnologias na escola, dinâmicas e contextos da utilização. Desenvolvemos, a partir da literatura revista, várias perspetivas sobre o uso das diferentes tecnologias no ensino da Música/Educação Musical. Na componente teórica, abordamos a tecnologia, a relação entre as TIC, as TIC e a Educação/Escola, onde se procurou perceber a importância dessa relação face à necessidade da escola proporcionar e mobilizar novas competências. Seguidamente abordamos a questão da problemática da disciplina de Educação Musical desde a sua génese, organização, construção e desenvolvimento do programa e metas de aprendizagem, e a sua relação com as TIC. Na componente experimental, através dos questionários, estes constituíram instrumentos privilegiados no processo de recolha de dados, dirigidos a professores de Educação Musical do 2º ciclo dos agrupamentos de escolas dos dois distritos em questão e procurou-se perceber as dinâmicas e contextos de utilização das TIC. Os resultados evidenciam que as TIC são uma componente eficaz a valorizar na disciplina de Educação Musical, mas sob a forma de auxílio do processo de ensino-aprendizagem e nunca numa finalidade. Estes resultados fornecem indicadores sobre as potencialidades das TIC como recurso no suporte de atividades musicais, como complemento para reforçar a compreensão dos conteúdos, bem como para o aperfeiçoamento da execução musical. No entanto, constatamos que a maioria dos professores de Educação Musical não recorre, ainda completamente, apesar de reconhecerem as suas vantagens, ao uso das TIC, considerando a existência de vários fatores passíveis de condicionar essa utilização. Contudo, apesar da formação contínua adquirida, a apetência e o interesse manifestado pelos professores em adquirir mais conhecimentos, bem como procurar receber mais formação ao nível da utilização, exploração, conceção e produção de materiais didáticos, constituem sinais de que se mostram recetivos a integrar as TIC nas suas práticas de ensino. Com a presente investigação, pretende-se, portanto, contribuir para o estudo da utilização das TIC em Educação Musical como uma oportunidade para os professores transformarem a sala de aula, diversificando estratégias, possibilitando ambientes educativos criativos e inovadores no ensino da música. Quanto aos alunos, pensamos que as TIC podem dar uma outra perspetiva na qualidade do ensino, tornando estes, produtores do conhecimento. Assim, a integração destas tecnologias na prática letiva, pretende fazer com que os alunos se envolvam no processo de ensino e aprendizagem, procurando, por um lado, rentabilizar os recursos e, por outro, partilhar o conhecimento. Os resultados deste estudo, embora não generalizáveis, bem como o projeto desenvolvido parecem-nos ser um contributo relevante para a área da integração das TIC, mas também do impacto dessa integração, visto, como referem Laferrière et al. (2001), ser necessário investir nestas áreas, dado terem um deficit de investigação. Este estudo poderá constituir-se como uma base de trabalho para a elaboração de outras investigações com recurso às TIC.
The Technology of Information and Communication (ITC) have come to unveil a crucial importance in several areas of knowledge and artistic, and the same has occurred concerning music as an art and also as a science, highlighting its importance in the teaching Musical Education process, in this particular case in the second cycle of elementary school. This dissertation analyzes the reality of Musical Education subject in the second cycle of elementary school in the districts of Vila Real and Bragança, comparing to technologies in school, dynamics and contexts of use. We developed, from the literature reviewed, various perspectives on the use of the different technologies in the teaching of Music/Musical Education. In the theoretical component, we approached technology, the relation between ITC and Education/School, where we tried to perceive the importance of this relation due to the need of school to provide and mobilize new skills. Then we approached the problematic issue of the subject of Musical Education since its inception, organization, construction and program development and learning goals, and its relation with ITC. In the experimental component, through questionnaires, these constituted privileged instruments proceedings in the data collection, directed to teachers of Musical Education of the second cycle of grouping of schools from both districts and tried to understand the dynamics and the contexts of the use of ITC. The results evidence that ITC are an effective component to value in the subject of Musical Education, but in the form of support in the teaching-learning process and never as a purpose. These results provide indicators about the potential of ITC as a resource in support of musical activities, as a complement to strengthen the understanding of the contents and for the improvement of the musical performance. However, we found that most teachers of Musical Education do not resort, completely, although aware of its advantages, to the use of ITC, considering the existence of several factors that might constrain such usage. Although the continuous training acquired, palatability and the interest expressed by the teachers in acquiring more knowledge, as well as seeking to receive more training in the use, development, conception and production of teaching materials, are signs that prove that teacher are receptive to integrate ITC in their teaching practices. In this research, it is intended to contribute to the study of the use of ITC in Musical Education as an opportunity for teachers to transform their classrooms, diversifying strategies, providing creative and innovative learning environments in music teaching. Regard to students, we think that the ITC can give another perspective on the quality of teaching, making these, knowledge producers. Therefore, the integration of these technologies in teaching practice, intended to make the students involved in the teaching learning process, searching for profitable resources, and share knowledge. The results of this study, though not generalizable, and the project developed seem to us to be a relevant contribution to the area of ITC integration, but also the impact of this integration, as referred by Laferrière et al. (2001), need to invest in these areas, since they have a deficit of investigation. This study might constitute as a working base for the development of other investigations with ace ITC resources.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10348/4767
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:TD - Teses de Doutoramento

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