Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/4776
Title: Firms’ resources and capabilities: their influence on export performance
Authors: Vicente, Margarida Alexandra Lopes
Advisor: Teixeira, Mário Sérgio
Abrantes, José Luís
Keywords: Inovação
Internacionalização de empresas
Performance
Planeamento estratégico
Issue Date: 2014
Abstract: Melhorar a eficácia das empresas nos mercados de exportação é fundamental para garantir a sobrevivência, o crescimento e a vantagem competitiva das empresas exportadoras. Nos mercados de exportação, as empresas enfrentam um ambiente dinâmico, com uma forte concorrência e rápidas mudanças tecnológicas. Através da aquisição e do desenvolvimento de recursos e capacidades internas, as empresas exportadoras conseguem responder de uma forma mais eficaz ao ambiente competitivo e turbulento dos mercados externos, e consequentemente alcançar uma performance superior. Este é o tema central desta investigação, que procura identificar os principais recursos e capacidades das empresas exportadoras que contribuem para o aumento da sua eficácia nos mercados de exportação. Mais especificamente, este estudo: (1) desenvolve uma escala para medir a capacidade de inovação das empresas exportadoras, identifica as suas dimensões-chave e testa o impacto de todas essas dimensões na performance da exportação-selecionada; (2) examina o efeito da turbulência tecnológica no desenvolvimento da capacidade dinâmica de gestão organizacional e investiga se a capacidade dinâmica de gestão organizacional contribui para alavancar as capacidades operacionais para a inovação (ou seja, inovatividade, estratégia de inovação e capacidade tecnológica), a fim de aumentar a eficácia do mercado de exportação; e (3) analisa a influência do compromisso de exportação e da inovatividade das empresas no desenvolvimento das suas capacidades de marketing (ou seja, preço, desenvolvimento de novos produtos, comunicação de marketing e distribuição), e testa o efeito de todos estes fatores na eficácia do mercado de exportação. Foi aplicado um questionário online a empresas fabricantes exportadoras a operar em Portugal. Os resultados mostram que a capacidade de inovação das empresas exportadoras é um constructo de ordem superior constituído por quatro dimensões: inovatividade, capacidade tecnológica, estratégia de inovação e capacidade de desenvolvimento de novos produtos. Estas quatro dimensões estão positiva e significativamente relacionadas com a performance da exportação-selecionada. Os resultados também mostram que a turbulência tecnológica tem uma influência significativa no desenvolvimento da capacidade dinâmica de gestão organizacional, que, por sua vez, tem um impacto significativo nas capacidades operacionais para a inovação das empresas, especificamente inovatividade, estratégia de inovação e capacidade tecnológica. No entanto, apenas a estratégia de inovação e a capacidade tecnológica têm um efeito direto significativo na eficácia do mercado de exportação. Finalmente, o compromisso de exportação tem uma influência significativa no grau de inovatividade das empresas, que, por sua vez, tem um impacto significativo no desenvolvimento das capacidades de marketing. Por outras palavras, o desenvolvimento das capacidades de marketing depende diretamente do nível de inovatividade e indiretamente dos recursos das empresas comprometidos com a atividade de exportação. O compromisso de exportação e duas capacidades de marketing, especificamente o desenvolvimento de novos produtos e a comunicação de marketing, têm um efeito direto na eficácia do mercado de exportação.
Improve the firms’ effectiveness in export markets is essential to ensure the survival, growth and competitive advantage of exporting firms. Within export markets, firms face a dynamic environment, with a strong competition and rapid technological changes. Through the acquisition and development of internal resources and capabilities, exporting firms can respond more effectively to the competitive and turbulent environment of foreign markets, and thus achieve a superior performance. This is the central subject of this research, which seeks to identify the key resources and capabilities of exporting firms that contribute to increase their effectiveness in export markets. More specifically, this study: (1) develops a scale to measure innovation capability of exporting firms, identifies its key dimensions and tests the impact of all these dimensions on export venture performance; (2) examines the effect of technological turbulence on the development of organizational management dynamic capability, and investigates if organizational management dynamic capability contributes to leverage operational capabilities for innovation (i.e., innovativeness, innovation strategy and technological capability) in order to increase export market effectiveness; and (3) analyzes the influence of firms’ export commitment and innovativeness on the development of their marketing capabilities (i.e., pricing, new product development, marketing communication and distribution), and tests the effect of all these factors on export market effectiveness. An online survey was administrated to exporting manufacturing firms operating in Portugal. The results demonstrate that innovation capability of exporting firms is a higher-order construct formed by four dimensions: innovativeness, technological capability, innovation strategy and new product development capability. All four dimensions are positively and significantly related to export venture performance. The findings also demonstrate that technological turbulence has a significant influence on the development of organizational management dynamic capability, which, in turn, has a significant impact on firms’ operational capabilities for innovation, specifically innovativeness, innovation strategy, and technological capability. However, only innovation strategy and technological capability have a significant direct effect on export market effectiveness. Finally, export commitment has a significant influence on the degree of firms’ innovativeness, which, in turn, has a significant impact on the development of marketing capabilities. In other words, marketing capabilities development depends directly on the level of innovativeness and indirectly on firms’ resources committed to export activity. Export commitment and two marketing capabilities, specifically new product development and marketing communication, have a direct effect on export market effectiveness.
Description: Tese de Doutoramento em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10348/4776
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:TD - Teses de Doutoramento

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