Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/4799
Title: Desenvolvimento da excelência em atletas de elite de orientação: uma abordagem qualitativa
Authors: Celestino, Tadeu Ferreira de Sousa
Advisor: Pereira, Antonino Manuel de Almeida
Leitão, José Carlos Gomes de Carvalho
Keywords: Atletas
Desenvolvimento
Talento
Histórias de vida
Issue Date: 5-Aug-2015
Abstract: A presente tese teve como objetivo central compreender as representações que treinadores e atletas de excelência relatam acerca da excelência na orientação, por forma a identificar os fatores subjacentes à aquisição, desenvolvimento e manutenção da excelência nos atletas de elite de orientação. Recorreu-se à metodologia qualitativa para a recolha dos dados mediante a aplicação de entrevistas semiestruturadas a um grupo de 10 treinadores de elite e 14 atletas de elite de diferentes nacionalidades. Aplicou-se, também, a técnica de história de vida a um grupo de 6 atletas campeões do mundo de orientação. A agregação dos resultados evidenciam que: 1) a excelência mais do que uma performance é um compromisso a longo prazo que conduz ao desenvolvimento da excelência pessoal; 2) alcançar a excelência requer, concomitantemente, a interação das características como o profissionalismo, a dedicação, a ambição, o comprometimento, o focus, e o perfecionismo; 3) os fatores individuais associados aos aspetos cognitivos da orientação e às competências de autorregulação são elementos individuais com um peso preponderante na excelência; 4) o envolvimento em práticas fisico-desportivas diversificadas possibilitam a aquisição de skills e de comportamentos úteis transferíveis para a prática da orientação; 5) a diversificação dos locais de treino e de prática configura-se um requisito indispensável ao desenvolvimento e manutenção da excelência; 6) a família, os amigos ou pares e os treinadores desempenham um papel importante, quer no apoio ao processo para a excelência, quer na promoção do rigor, da autonomia e da exigência; 7) os aspetos socioculturais associados à orientação configuram-se importantes modeladores do desenvolvimento e manutenção da excelência; 8) as emoções positivas associadas à paixão, ao bem-estar e à satisfação com a vida, o desporto e a orientação caracterizam os seus percursos de vida e são elementos distintivos nestes indivíduos; 9) alcançar a excelência requer a interação bem-sucedida entre os fatores internos e os fatores externos do indivíduo. Em conformidade, a agregação destes resultados possibilita-nos assim obter uma panorâmica holística e integradora do processo de aquisição, desenvolvimento e manutenção da excelência na orientação, evidenciando, simultaneamente, os fatores determinantes e características que se encontram subjacentes à excelência. Em suma, estas evidências mostram que alcançar a excelência é um processo multidimensional, evolutivo, regular e dinâmico que requer a interação bem-sucedida de um conjunto de fatores de diversa ordem que deve ser compreendido sob uma perspetiva bio-psico-socio-axiológica.
This thesis had as main objective to understand the representations that coaches and athletes of excellence report about excellence in orienteering, in order to identify the factors underlying the acquisition, development and maintenance of excellence in orienteering athletes. Resorted to qualitative methodology for the collection of data by applying semi-structured interviews with a group of 10 elite coaches and 14 elite athletes from different nationalities. Applied also the life history technique to a group of 6 champions athletes in the world orienteering. The aggregation of the results showed that: 1) excellence is more than performance, it is a long-term commitment leading to the development of personal excellence; 2) achieve excellence, concomitantly, requires interaction with each other characteristics as professionalism, dedication, ambition, commitment, focus, and perfectionism; 3) individual factors associated with cognitive aspects of orienteering and self-regulation skills are individual elements with a major weight on excellence; 4) the involvement in diverse physical and sporting practices allows the acquisition of skills and useful behaviors transferable for the practice of orienteering; 5) the diversification of training facilities and practice sets up an essential condition for the development and maintenance of excellence; 6) family, friends or peers and coaches play an important role, both in supporting the process for excellence, both in promoting rigor, autonomy and demand; 7) the sociocultural aspects associated to orienteering are important modellers of the development and the maintenance of excellence; 8) positive emotions associated with passion, well-being and life satisfaction, sport and orienteering characterize their life courses and are distinctive elements of these individuals; 9) achieve excellence requires the successful interaction between internal and external factors of the individual. Accordingly, the aggregate of these results enables us thus obtain a holistic and integrative overview of the acquisition, development and maintenance of excellence in orienteering showing, both, the determinants factors and characteristics that are behind the excellence. In short, these evidences show that achieving excellence is a multidimensional, evolutive, regular and dynamic process that requires the successful interaction of a set of different factors that must be understood in a perspective bio-psycho-socio-axiological.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências do Desporto
URI: http://hdl.handle.net/10348/4799
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:TD - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
phd_tfscelestino.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.