A animação no jardim de infância: seus contributos no desenvolvimento da expressão motora da criança

Data
2014
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Esta dissertação realizada no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação com especialização em Animação Sociocultural, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro que denominamos de “Animação nos Jardim de Infância: seus contributos no desenvolvimento da expressão motora da criança”, teve como propósito conseguir respostas para a questão que então se nos colocou e que iam no sentido de conhecermos: “qual a importância que pode advir para o desenvolvimento motor da criança da prestação de serviços continuados do animador no jardim de infância?” Os objetivos que prosseguíamos eram entender o papel do animador numa perspetiva socioeducativa e do desenvolvimento motor da criança, no âmbito do ensino pré-escolar. O desenvolvimento do trabalho possibilitou retirarmos algumas conclusões que nos permitem afirmar que o papel do animador no âmbito que acima focamos é importante mas não prioritário uma vez que existem nos jardins de infância pessoas, como é o caso dos educadores, que desempenham um papel semelhante ao do animador, o que por sua vez justifica o reduzido número de animadores contratados nestas instituições. O método utilizado foi o estudo de caso, e como instrumento de recolha de dados optamos pelo inquérito por questionário.
This report was developed in the extent of the Master in Educational Scienses with specialization in sociocultural animation, entitled” Animation in Kindergarter and its contributs in the child’s motor expression development, in Trás-os-Montes e Alto Douro university. The main aim of this report is to get the answers to the following question: what’s the importance to the child’s motor development in continued services of animators in kindergarten? The goals we were proceeding were based on the understanding the role of the animator in a socioeducacional prespective and of the child’s socio-motor development, within the preschool teaching. The work development enabled us to take some conclusions that allowed us to state the importance of the role of the animator under what was refered before, but not its priority once there are people in the kindergartens, such as educators, who play a similar role of the one of the animators, which justifies the limited number of the animators placed in this institutions.The method used was the case study, and as an instrument of data collection we chose the questionnaire survey.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Animação Sociocultural
Palavras-chave
Animação , Crianças , Animadores , Desenvolvimento motor , Jogo
Citação