Influência das técnicas de treino nas manifestações comportamentais de stresse canino

Data
2015-09-07
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Resumo
Durante todo o seu processo de domesticação, o cão foi treinado para um sem número de tarefas com utilidade para o Homem. A forma como este é treinado pode ter uma importância particular no que ao seu bem-estar diz respeito. As metodologias tradicionais de treino usam, principalmente, estímulos aversivos, quer na forma de castigo positivo, quer na forma de reforço negativo. A aplicação de estímulos aversivos nos treinos pode ter graves implicações no bem-estar dos cães: por causar sofrimento e por colocar em risco a saúde do animal. A relação entre treinos aversivos e o aparecimento de sinais de stresse e de problemas comportamentais nos cães já foi comprovada em alguns estudos, podendo estar na origem da grande maioria dos casos de abandono e eutanásia. Este trabalho tem por objetivo comparar os efeitos das diferentes metodologias de treino nas manifestações comportamentais de stresse dos cães. Neste estudo de campo filmamos as aulas de 18 cães que frequentavam 6 escolas de treino canino nas áreas metropolitanas do Porto e Braga. Observamos que os treinos que levaram à manifestação de mais sinais de stresse eram aqueles onde se utilizaram técnicas de treino aversivo. Constatamos também que as aulas individuais, por serem mais intensas e por exigirem uma concentração constante do animal, são responsáveis pelo aparecimento de um maior número de sinais de stresse. Desta forma, concluímos que as técnicas de treino aversivas provocam mais stresse nos cães do que as técnicas de treino não aversivas devendo, por isso, serem eliminadas dos treinos caninos.
Throughout all of its domestication process, the dog has been trained for a countless number of tasks useful to man. The way the dog is trained may be of particular importance regarding its well-being. Traditional training methodologies mostly employ aversive stimuli, whether in the way of positive punishment, or in the way of negative reinforcement. The employment of aversive stimuli in training may have serious consequences in the well-being of dogs. It causes pain and it puts the animal’s health at risk. The connection between aversive training and the appearance of stress signals and behavioral problems has been corroborated in some studies, and it can be named as the primary reason for the vast majority of cases of abandonment and euthanasia. This paper aims to compare the effects of the different training methodologies in dog’s stress behavioral manifestations. In this field study, we filmed the classes of 18 dogs attending 6 different schools of canine training in the metropolitan areas of Oporto and Braga. We have observed that the training that led to a manifestation of more stress signals were the ones where aversive training techniques were used. We have also concluded that individual classes, for its higher intensity and the need for constant concentration of the animal, are responsible for a larger number of stress signals. In conclusion, we believe that aversive training techniques are responsible for creating more stress in dogs than the non-aversive ones, so they should be eliminated altogether from canine training.
Descrição
Dissertação de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, Ciências Veterinárias
Palavras-chave
Comportamento estereotipado , Bem-estar animal , Cão , Treino , Stress , Clínica comportamental
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