Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/4934
Title: Revalidação de competências: a aproximação exploratória à analise dos seus efeitos
Authors: Meireles, Clara Maria Peixoto
Advisor: Loureiro, Armando Paulo Ferreira
Keywords: Educação de adultos
Certificação
Aprendizagem
Revalidação de competências
Experiência de vida
Issue Date: 2014
Abstract: Portugal é um país que apresenta baixos níveis de educação base, de qualificação e de certificação escolar e profissional da população adultos. Para combater esses baixos níveis de escolaridade surge o processo de RVCC. O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências é um dispositivo formal de educação de adultos que reconhece e valida as competências e saberes adquiridos ao longo da vida, obtidos em contexto não-formal e informal. Por isso, nos dias de hoje, é considerado o maior movimento de requalificação da educação de adultos em Portugal. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da Educação e Formação de Adultos e tem como objetivo contribuir para a compreensão do processo RVCC centrado na fase de Revalidação de Competências. Neste estudo procuramos perceber alguns dos efeitos do processo de RVCC. Para a realização deste trabalho privilegiamos dentro da metodologia de investigação, a abordagem quantitativa, procurando fazer uma relação entre a construção teórica e os dados empíricos. Este estudo conclui que a maioria dos adultos, que frequentou o dispositivo RVCC, acha que a sua a participação foi positiva, pois conseguiram modificações significativas e importantes nas suas vidas.
Portugal is a country that has low levels of basic education and of qualification and professional certification of the adult population. To combat these low levels of schooling arises the RVCC process. The process of recognition, validation and certification of Competencies is a formal device of adult education that recognizes and validates the skills and knowledge acquired throughout life, obtained in non-formal and informal context. So, these days, is considered the largest single movement of retraining of adult education in Portugal. This work was developed within the framework of the education and training of adults and aims to contribute to the understanding of the RVCC process centered in the revalidation of competences. In this study we try to understand some of the effects of the RVCC process. To carry out this work we privilege within the research methodology, the quantitative approach, looking to make a connection between the theoretical construction and empirical data. This study concludes that most adults who attended the RVCC device, do you think your participation has been positive, as did significant modifications and important in their lives.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação de Adultos
URI: http://hdl.handle.net/10348/4934
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_cmpmeireles.pdf
  Restricted Access
615,41 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.