O comércio eletrónico como vantagem competitiva: as micro e PME’s de Trás-os-Montes

Data
2015-09-22
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Na “Era da Informação e do Conhecimento”, como a própria designação indica, a informação é o recurso estruturador da nova sociedade emergente. O conhecimento assume-se como bem de valor instrumental. As pessoas, a informação e o conhecimento tornaram-se nos principais activos que diferenciam as organizações, sendo o seu sucesso, cada vez mais, resultado da capacidade de gestão desses recursos. O Comércio Electrónico consiste na compra ou venda de bens e/ou serviços através de redes electrónicas de dados como a Internet. É hoje um fenómeno mundial, com múltiplos impactos no sucesso e evolução de organizações das mais variadas áreas de negócio, dadas as suas características únicas que em simultâneo desafiam e revolucionam o pensamento empresarial tradicional. Com base neste pressuposto foi encetado um estudo empírico com foco nas Pequenas e Médias Empresas de Trás-os-Montes, com o objetivo de mensurar a utilização do Comércio Eletrónico por parte das empresas dos diversos sectores de atividade representativos desta área geograficamente delimitada. Este estudo está estruturado em três partes que visam: a caracterização das empresas que utilizam a Internet; a análise da situação do Comércio Eletrónico e a identificação de estratégias de inserção e presença na Internet e Comércio Eletrónico. A nossa amostra é representativa das empresas que tem implementada uma estratégia de utilização do Comércio Eletrónico, o que as diferencia das demais. Não obstante este facto, podemos concluir que ainda existe uma utilização pouco exaustiva das ações e estratégias genéricas, bem como das ferramentas tecnológicas e modelos disponíveis com vista a maximizar os resultados pela utilização da Internet e Comércio Eletrónico. As empresas, que se queiram diferenciar nesta nova realidade, de uma economia baseada na Internet e nas Tecnologias da Informação e Comunicação, terão de consolidar previamente a sua posição, começando por definir a sua estratégia, independentemente da sua dimensão ou setor de atividade. O que se espera é que este estudo permita um alcance ao nível das pequenas e médias empresas da região de Trás-os-Montes que torne a utilização do Comércio Eletrónico mais eficiente na concretização dos objetivos pretendidos.
People, information and knowledge have become pivotal in organizations, given that their success is the result of a good management of these three elements. Electronic commerce (e-commerce) is an industry where the buying and selling of products or services is conducted over computer networks, such as the Internet. Due to its unique features, that radically change the traditional entrepreneurial thought, it is a worldwide phenomenon with several effects in the success and evolution of organizations with different business areas. Under this assumption, a study was conducted in small to medium-sized companies from Trás-os-Montes with the goal of measuring the use of e-commerce by those companies, whose business areas are distinctive of this geographically limited area. The study is divided in three parts which aim to feature the businesses that use the Internet, to analyse the situation of e-commerce and to identify insertion and presence strategies in the Internet and e-commerce. The sample includes the companies with a strategy to use e-commerce, a feature that distinguishes them from others. Nonetheless, we can conclude that the use of actions and generic strategies, as well as the use of technological tools and available models that aim at maximizing the companies’ results through the use of internet and e-commerce is not exhaustive enough. The companies that want to differentiate themselves from this new reality in which the economy is based on Internet and information technology, must consolidate their position previously by defining their strategy, regardless of their size or industry. The hope is that this study will reach small to medium-sized companies in Trás-os-Montes, and consequently make the use of e-commerce more efficient in achieving the intended goals.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Gestão
Palavras-chave
Pequenas e médias empresas , Comércio eletrónico , Região de Trás-os-Montes (Vila Real, Portugal) , Vantagem competitiva , Estratégia empresarial
Citação