Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/5144
Title: O ensino da geometria: proposta de um projeto para o Pré-Escolar e 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico
Authors: Queirós, Mafalda dos Santos Fernandes Mesquita
Advisor: Aires, Ana Paula
Keywords: Matemática
Ensino/aprendizagem
Geometria
Didática
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Issue Date: 20-Oct-2015
Abstract: A compreensão da localização, visualização e deslocação de objetos no espaço são competências de caráter geométrico que o ser humano necessita de utilizar no seu quotidiano. Os saberes relacionados com a Geometria desenvolvem competências que facilitam a convivência dos sujeitos no espaço, bem como a sua interpretação. Para atingirem estas competências as crianças precisam de explorar, investigar e experimentar objetos do quotidiano ou materiais físicos e específicos da Didática da Geometria. Esta dissertação centra-se no ensino-aprendizagem da Matemática, mais propriamente da Geometria no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Numa primeira etapa deste relatório, desenvolvemos a temática Geometria na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Numa segunda etapa descrevemos as instituições onde decorreram os estágios e as planificações elaboradas para desenvolver este tema no Jardim de Infância e no 1º ano do ensino básico. Por fim, apresentamos uma proposta de um projeto: A Geometria e os Monumentos da minha Cidade, onde desenvolvemos o tema tendo em conta o nível de ensino da criança.
The localization, visualization and the understanding of the forms, as well their movements are skills from geometric character that the humans need to utilize in their daily activity. Geometry knowledge develops skills that can facilitate the familiarity of the subjects in the space, as well as their interpretation. To achieve these skills children needs to explore, investigate and experiment using daily objects, physical material and specific materials of Geometry. This essay focus in the teach-learn of Mathematics, more properly the Geometry in the kindergarten and in the elementary school. On the first part of this essay, we will develop the theme of Geometry in the kindergarten and elementary school. In the second part, we will describe the institutions where the internship was done and present the achieves developed to the kindergarten and elementary school. Finally, we will present one proposal of a project: The Geometry and the monuments of my city, where we develop the theme accordingly the level of study of the children.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/5144
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_msfmqueirós.pdf4,58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.