Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/5162
Title: A (des)construção: um modelo multidimensional de educação auditiva
Authors: Cardoso, Mário Aníbal Gonçalves Rego
Advisor: Silva, Levi Leonido Fernandes da
Keywords: Educação musical
Ensino/aprendizagem
Educação auditiva
Desempenho musical
Audição musical
Modelo multidimensional
Issue Date: 2015
Abstract: Um dos grandes desafios actuais associado às práticas educativas do universo musical no Ensino Superior, prende-se na urgência do desenvolvimento de uma racionalidade que possa proporcionar uma visão multidimensional de forma a superar a conspecção fragmentada do contexto e realidade musical, e ao mesmo tempo situar e contextualizar o sujeito quer a nível espacial, quer a nível temporal. Esta linha conceptual coloca a música não só como objecto de conhecimento, mas ela própria como veículo e sujeito activo desse conhecimento. Nesta perspectiva, o conceito de Educação Auditiva que aqui se pretende fortalecer, como abordagem pluridisciplinar e multidimensional, representa um elemento fundamental no desenvolvimento de um conjunto de capacidades auditivas, cognitivas e expressivas, essenciais para a formação do músico, cujos paradigmas actuais se encontram marcados pela tradicionalidade, desenvolvimento técnico-expressivo e desfasamento entre a produção contemporânea e seus processos de ensino e aprendizagem. Assim, partindo de todo o referencial teórico assente no contributo conceptual e epistemológico de Edwin Gordon (2000) e Christopher Azzara (2008), a presente dissertação de Doutoramento, pretende assumir um papel relevante para a definição e entendimento do conceito de Educação Auditiva de forma a contribuir para a (des)construção e melhoramento das práticas educativas existentes no contexto musical. Deste modo, são seus objectivos por um lado, a construção e teorização de uma proposta educativa, designada de Modelo Multidimensional de Educação Auditiva (MoMEA), e por outro, a análise e avaliação dos seus efeitos no desenvolvimento, desempenho e compreensão da sintaxe musical. Atendendo a todos os objectivos que marcam este trabalho, a abordagem metodológica foi concebida tendo por base dois percursos: (1) o percurso qualitativo de carácter exploratório, desenvolvido com o objectivo de obter uma visão abrangente e de proximidade com as práticas educativas realizadas no Ensino Superior Público em Portugal Continental, quer a nível da dimensão organizacional e curricular, quer a nível das perspectivas e percepções da população discente relativas ao domínio da Teoria e Formação Musical; (2) o percurso quantitativo de carácter experimental, desenvolvido com a finalidade de verificar se a implementação de um conjunto das estratégias experimentais (MoMEA), produzem efeitos na melhoria do desempenho e compreensão musical. Esta investigação empírica foi desenvolvida em contexto de Ensino Superior, com recurso a uma linha metodológica experimental, com grupo de controlo com pré-teste e pós-teste, do qual resultaram indicadores relevantes de que o processo de ensino e aprendizagem fundamentado no Modelo Multidimensional de Educação Auditiva, contribui para o desenvolvimento da aprendizagem e reconhecimento de conceitos fundamentais na compreensão da sintaxe musical.
A major challenge associated with the educational practices of the musical universe in higher education, it concerns the urgent need to develop a rationality that can provide a multidimensional view in order to overcome the fragmented view context and musical reality, and at the same time situating and contextualize the subject or spatial level or temporal level. This conceptual row puts music not only as an object of knowledge but itself as a vehicle and active subject of this knowledge. In this perspective, the concept of Hearing Education sought here strengthen as multidisciplinary and multidimensional approach is a key element in developing a set of listening skills, cognitive and expressive, essential for the formation of the musician, whose current paradigms are marked by traditionalism, technical and expressive development and gap between contemporary art and its teaching and learning processes. So, from all the theoretical framework based on the conceptual and epistemological contribution of Edwin Gordon (2000) and Christopher Azzara (2008), this PhD dissertation, intends to play an important role in defining and understanding the concept of Hearing Education form to contribute to the (de) construction and improvement of existing educational practices in the musical context. Thus, its objectives are on the one hand, the construction and theory of an educational proposal, called the Multidimensional Model of Hearing Education (MoMEA), and on the other, the analysis and evaluation of their effects on development, performance and understanding of musical syntax. Meeting all the objectives that mark this work, the methodological approach was designed based on two routes: (1) the qualitative course of an exploratory nature, developed with the aim of obtaining a comprehensive view and proximity to the educational practices performed in Education Public higher in Portugal, both at the organizational and curricular dimension, both in terms of the perspectives and perceptions of the student population for the field of Theory and Musical Education; (2) the quantitative course of an experimental nature, developed in order to verify that the implementation of a set of experimental strategies (MoMEA) take effect in improving performance and musical understanding. This empirical research was developed in the context of higher education, using an experimental methodological approach, with control group pre-test and post-test, which resulted relevant indicators that the process of teaching and learning based on Multidimensional Model Hearing education contributes to the development of learning and recognition of fundamental concepts in understanding the musical syntax.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10348/5162
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:TD - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
phd_magrcardoso.pdf
  Restricted Access
10,28 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.