Bullying em contexto escolar: um estudo de caso

Data
2015-10-26
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Resumo
O presente estudo teve como principal objectivo, pesquisar a ocorrência de bullying em jovens de duas escolas distintas, uma pública e uma privada, dentro do concelho de Peso da Régua, distrito de Vila Real. A procura de um perfil distinto, associado aos diversos grupos de alunos que praticam e/ou que sofrem deste tipo de violência facilita uma melhor compreensão das variáveis directamente implicadas neste fenómeno tão falado nestes últimos tempos, como facilita também a concepção e elaboração de programas de intervenção adequados a uma realidade educativa mais esclarecida. Relativamente aos estabelecimentos de ensino que estiveram presentes neste estudo, a escola do ensino público intitula-se por Escola Básica 2/3 do Peso da Régua e a escola privada intitula-se por Colégio Salesiano de Poiares. Através deste estudo, foi possível investigar os diferentes e os mais utilizados tipos de bullying e a frequência com que estes ocorrem, nos diferentes estabelecimentos de ensino. Foi também pertinente reconhecer a falta de (in)segurança na escola por parte dos alunos, como também conhecer as possíveis medidas preventivas/remediativas para este fenómeno por parte dos mesmo alunos inquiridos. A amostra para este estudo é composta por 240 adolescentes, de ambos os sexos. Foram inquiridos alunos discentes do segundo e do terceiro ano ciclo (quinto ao nono ano de escolaridade). Esta amostra é constituída por 50,9% alunos do sexo masculino e 49,1% alunos do sexo feminino e a idade variou entre os dez e os dezasseis anos (M=13 anos). O instrumento utilizado foi um questionário, que se insere na versão modificada de Olweus (1998), constituído por 25 questões maioritariamente fechadas, o que assegura a utilização de uma terminologia uniforme. Os inquéritos formam apresentados aos alunos de forma colectiva nas diferentes escolas, após autorização dos mesmos e com o consentimento dos seus encarregados de educação e director da escola e respectivos professores. No que se refere á metodologia, opta-se, essencialmente, pela abordagem qualitativa, através de um estudo de caso. Segunda Seixas, 2006, a prevenção da violência, incluindo o bullying, deve ser uma prioridade para quem se preocupa com a saúde e o desenvolvimento psicossocial das crianças e dos adolescentes. Então para se poder avaliar e intervir neste âmbito, é necessário compreender a natureza do problema, como ele se modifica consoante a idade e o género sexual dos alunos, conhecendo os factores de risco relevantes (indicadores pessoais ou contextuais que possam contribuir para o envolvimento em comportamentos de bullying e de vitimização), bem como os factores protectores que possam amortecer o impacto de risco.
The present study had as main objective, to investigate the occurrence of bullying in young two separate schools, one public and one private, within the municipality of Peso da Régua district of Vila Real. The search for a distinctive profile, associated with several groups of students who practice and / or suffering from this type of violence facilitates a better understanding of the variables directly involved in this phenomenon as spoken in recent times, as also facilitates the design and development of programs appropriate intervention to a more enlightened educational reality. With regard to schools that were present in this study, the school of public education is headed by Primary School 2/3 of the Peso da Régua and the private school is entitled by the Colégio Salesiano de Poiares. Through this study, we investigate the different and most used types of bullying and how often they occur in different schools. It was also pertinent to recognize the lack of (in) security at school by students, but also know the possible preventive / remedial to this phenomenon by the same students surveyed. The sample for this study consists of 240 teenagers of both sexes. Students were surveyed students of the second and third year cycle (fifth to ninth grade). This sample consists of 50.9% male students and 49.1% female students and their age ranged between ten and sixteen years (M = 13 years). The instrument used was a questionnaire, which is included in the modified version of Olweus (1998), consisting of 25 questions mostly closed, which ensures the use of uniform terminology. The survey form presented to the students collectively in different schools, after approval of the same and with the consent of their parents and the school and their teachers. Regarding methodology will, the option is essentially qualitative approach through a case study. Seixas, 2006, violence prevention, including bullying, should be a priority for anyone who cares about the health and psychosocial development of children and adolescents. So to be able to assess and intervene in this context, it is necessary to understand the nature of the problem, as it changes depending on the age and gender of sexual students, knowing the relevant risk factors (personal or contextual indicators that can contribute to engaging in behaviors bullying and victimization) and protective factors that can cushion the impact of risk.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Alunos , Escolas públicas , Escolas particulares , Relações sociais , Bullying
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