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Título: O supervisor pedagógico como mediador no desenvolvimento profissional dos professores e seus reflexos na aprendizagem dos alunos: um estudo de caso com a utilização da aprendizagem cooperativa
Autor: Nunes, Silmara Sousa
Orientador: Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos
Lopes, José Pinto
Palavras-chave: Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional
Aprendizagem cooperativa
Data: 26-Out-2015
Resumo: Esta dissertação consiste em um estudo de caso sobre o papel do supervisor pedagógico no desenvolvimento profissional dos professores e seus reflexos na aprendizagem dos alunos, com a utilização da aprendizagem cooperativa. Nossa pesquisa partiu do nosso contexto profissional e pela convicção de que o supervisor pedagógico deve exercer um papel importante no desenvolvimento profissional de seus supervisionados e que um trabalho cooperativo entre os docentes e entre os alunos poderá trazer inúmeros benefícios em diferentes âmbitos. Embasamo-nos em estudos realizados sobre a aprendizagem cooperativa e seus benefícios para o processo de aprendizagem, bem como nos conceitos de supervisão pedagógica numa perspectiva evolutiva, com a sua necessidade crescente de proporcionar aos professores ambientes de reflexão, cooperação e práticas de entreajuda, levando-os, consequentemente a melhoria de sua prática. No campo da Supervisão Pedagógica, esta deve emergir dentro das escolas como uma ação dinamizadora de diversas atividades colaborativas de trabalho, adquirindo um papel de mediadora da aprendizagem e integração de saberes e competências, numa dimensão pedagógica, didática e de desenvolvimento profissional. Foi adotada para essa pesquisa uma metodologia qualitativa, com opção de um estudo de caso, onde participaram três docentes e cem alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do estado do Ceará. As técnicas, utilizadas para a recolha de dados, foram a entrevista para os professores e o questionário para os alunos, com posterior análise do conteúdo das respostas e a identificação de suas respectivas categorias e subcategorias. Em síntese, as conclusões do estudo indicam que os docentes e os alunos trabalharam em um ambiente cooperativo, de reflexão e apoio conjunto entre pares, que os professores reconhecem o seu supervisor como um mediador para o seu desenvolvimento profissional e que professores e alunos perceberam que a aprendizagem cooperativa traz inúmeros benefícios para todos, principalmente no que diz respeito às competências acadêmicas e competências sociais.
This dissertation consists in a case study on the role of the educational supervisor in teachers' professional development and its effects on student learning with the use of cooperative learning. Our research started in our professional context and the knowledge that the educational supervisor should play an important role in the professional development of its supervised and cooperative work among teachers and students can bring numerous benefits in different areas. Based on studies on cooperative learning and its benefits to the learning process as well as the concepts of pedagogical supervision in an evolutionary perspective, with its increasing needs to provide reflection environments teachers, cooperation and mutual assistance practices, taking -the consequently the improvement of their practice. In the field of Supervision, this should emerge within schools as a proactive action in several collaborative activities to work, acquiring a mediating role of learning and integration of knowledge and skills in an educational dimension, teaching and professional development. For this research was adopted a qualitative methodology, with an option of a case study, attended by three teachers and hundred students of the third year of high school of a public school in the state of Ceará. The techniques used for data collection were the interview to the teachers and the questionnaire for students, with subsequent analysis of the answers and the identification of their respective categories and subcategories. In summary, the findings indicate that teachers and students worked in a cooperative environment, reflection and joint support among peers, teachers recognize their supervisor as a mediator for their professional development and teachers and students realized that cooperative learning brings numerous benefits to all, especially with regard to academic and social skills.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Supervisão Pedagógica
URI: http://hdl.handle.net/10348/5211
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
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