Variação de indicadores de aptidão física em alunos do 2º ciclo: discussão do hipotético papel das aulas de Educação Física

Data
2015-11-13
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Resumo
No presente trabalho procura-se conhecer a variação de indicadores de Aptidão Física em alunos do 2º ciclo do ensino básico, fomentando a discussão do hipotético papel das aulas de Educação Física. A amostra foi constituída por 120 alunos, dos sexos masculino e feminino, de 5 turmas da Escola sede do Agrupamento de Escolas de Tondela, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos e a frequentarem os 5º e 6º ano de escolaridade. A avaliação da Aptidão Física foi desenvolvida em dois momentos, durante o ano letivo 2012 / 2013, através dos testes: Impulsão horizontal, Velocidade (corrida de 40 metros), Força média «Sit-ups» em 30 segundos e Resistência (12 minutos de corrida). Foram medidos o peso e a estatura dos alunos para determinar o índice de massa corporal. Conclui-se que do 1º para o 2º momento de avaliação dos testes, ocorreu uma melhoria do desempenho por parte de todos os participantes (Resistência, Velocidade, Impulsão horizontal e Força média). As raparigas apenas revelaram melhoria significativa nos testes de Velocidade e de Força média. Os rapazes revelaram melhoria significativa em todos os testes efetuados. Relativamente ao índice de massa corporal, e embora não seja uma componente dos testes de atividade física, verificou-se uma diminuição deste valor, mais significativa no sexo feminino. Após análise comparativa, tendo em conta a idade e o sexo, verificou-se que nas raparigas houve uma melhoria significativa nos testes de Velocidade e nos de Força inferior, aplicados no segundo momento, sendo as de 12 anos as que apresentam melhores resultados. Em relação aos rapazes, são os jovens com idade de 13 anos que alcançaram uma melhoria significativa nos testes de Velocidade e Impulsão horizontal, aplicados no segundo momento. Conclui-se que existem diferenças significativas na variação dos indicadores de aptidão física através das aulas de Educação Física e que é o sexo masculino que apresenta melhor desempenho.
In this work we seek to know the variation of Physical Fitness indicators in students in the 2nd cycle of basic education, encouraging the discussion of the hypothetical role of Physical Education classes. Our sample was composed of 120 students, male and female genders, from 5 classes of the Group of Schools in Tondela, aged between 10 and 14 years old, attending the 5th and 6th grades. The evaluation of Physical Fitness was taken at two times during the school year 2012/2013, through the tests: Horizontal impulse, Speed (40 meters race), Average strength “sit- ups” in 30 seconds and Endurance (12 minutes race). Weight and height were measured to determine Body Mass Index. We conclude that, from the 1st to the 2nd time of evaluation, there was an improvement in the performances in all of the tests (Strength, Speed, Horizontal impulse, Medium strength and Body Mass Index) for the sample. Girls only revealed a significant improvement in Speed and Average force tests. The boys showed significant improvement in all tests performed. In relation to body mass index, and although it is not a component of physical activity test, is has been found a decrease of this value, more significant in females. After comparative analysis, taking into account age and gender, it was found that, in girls, there was a significant improvement in Velocity and Lower strength tests, applied at the second stage, and the 12 year old were the ones who presented the best results. In boys, the 13 year old ones achieved the most significant improvement in Speed and Impulse horizontal, applied at the second stage. It is concluded that there are significant differences in the variation of physical fitness indicators through Physical Education classes and that is the male gender who has the best performance.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Aptidão física , Atividade física
Citação