A utilização das fichas formativas no Ensino da Informática

Data
2015-12-03
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Resumo
O presente relatório reporta-se ao trabalho desenvolvido no estágio pedagógico, realizado no ano letivo 2013/2014, no âmbito do mestrado em ensino de Informática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e, tem a pretensão de demonstrar a prática educativa realizada em turmas do 3.º ciclo do ensino básico, fazendo-se uma análise crítica sobre trabalho desenvolvido. A estrutura do relatório é composta por uma componente teórica, com uma revisão bibliográfica e clarificação de conceitos associados ao processo de avaliação formativa e uma componente prática, relativa à prática pedagógica, onde é feita uma descrição e reflexão da prática educativa desenvolvida. Sabendo que a avaliação formativa está integrada no processo de ensino e aprendizagem e tem como objetivos primordiais a superação das dificuldades e a melhoria das aprendizagens, distinguindo-se, não pela incidência nos resultados obtidos, mas antes pelo desenvolvimento do processo de aprendizagem, procuramos recorrer a este tipo de avaliação enquanto docentes de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), proporcionando aplicar experiências diferenciadas, nomeadamente, no que concerne ao uso de fichas formativas. Fazendo um balanço do trabalho desenvolvido associado à prática educativa, podemos aferir que a avaliação formativa, enquanto função pedagógica, permite uma construção das aprendizagens de acordo com as características individuais dos alunos e uma consequente melhoria dos resultados.
The present report refers it the work developed in the pedagogical period of training, carried through in school year 2013/2014, under the master's degree in teaching Informatics at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, and purports to demonstrate the educational practice performed in groups of 3.º cycle of basic education by making a critical analysis on developed work. The structure of the report is composed for one theoretical component, with a bibliographical revision and clarification of concepts associates to the process of formative evaluation and one empirical component, where is made a description of the educational practice developed. Knowing that formative evaluation is integrated into the teaching and learning process and the primordial objectives of overcoming difficulties and improvement of learning, distinguishing himself, not by incidence on the results obtained, but before the development of the learning process, we resort to this type of evaluation while teachers of information and communication technologies (ICTs), providing apply differentiated experiences nominated, with respect to the use of formative fiches. Making a balance of the work associated with the educational practice, we can ascertain that the formative assessment, while pedagogical function allows a construction of learning according to the characteristics of individual students and a consequent improvement of results.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Informática
Palavras-chave
Tecnologias da informação e comunicação (TIC) , Avaliação formativa
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