Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/5314
Title: A formação profissional no polo de uma universidade aberta do Brasil no Estado do Maranhão
Authors: Corrêa, Maria José Quaresma Portela
Advisor: Loureiro, Armando
Keywords: Universidade aberta
Brasil
Educação de adultos
Educação à distância
Issue Date: 4-Dec-2015
Abstract: A realização do presente trabalho teve como ponto de partida a Educação de Adultos no contexto da Educação a Distância em um polo da Universidade Aberta do Brasil no Estado do Maranhão. Procuramos nos informar sobre o funcionamento e o público alvo desses polos, os cursos ofertados e que benefícios trazem aos alunos que frequentam esses cursos, quais as dificuldades e desafios enfrentados por todos os envolvidos no polo pesquisado. Para tal e após um estudo teórico sobre a temática estudada, optamos em realizar uma observação sistemática e entrevistas realizadas com alunos dos cursos ofertados, tutores e a coordenadora do polo fonte dessa pesquisa. A nossa análise permitiu concluir que, no caso dos cursos da Universidade Aberta do Brasil na modalidade a distância são voltados para a formação profissional de adultos, especialmente dos professores atuantes na Educação Básica. Evidenciamos que a Educação a Distância funciona de forma bem diferenciada dos cursos presenciais, onde o uso das tecnologias da comunicação e informação predomina e o papel do professor/tutor é secundário, pois concluir um curso na modalidade EaD depende muito da disciplina, do planejamento do tempo de estudo e da vontade do aluno em melhorar seus conhecimentos e práticas profissionais. Ao concluir nosso trabalho desejamos que o mesmo sirva como referência para futuros estudos e aprimoramento dos cursos ofertados nos polos da Universidade Aberta do Brasil.
The completion of this work was a starting point the Adult Education in the Education context Distance on a pole of the Open University of Brazil in the state of Maranhão. We seek to inform about the operation and the target audience of these poles, the courses offered and what benefits they bring to the students attending these courses, what difficulties and challenges faced by all involved in researching polo. For this and after a theoretical study on the thematic studied, we decided to conduct a systematic observation and interviews with students of the offered courses, tutors and the coordinator of polo source of this research. Our analysis showed that in the case of courses at the Open University of Brazil in the distance are focused on professional training of adults, especially of the teachers working in basic education. We show that distance education works very differently from classroom courses, where the use of information and communication technologies and the predominant role of the teacher / tutor is secondary, as complete a course in distance education modality depends largely on the discipline of planning study time and the will of the student in improving their knowledge and professional practices. Upon completion of our work we want it to serve as reference for future studies and improvement of courses offered at the poles of the Open University of Brazil.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação de Adultos
URI: http://hdl.handle.net/10348/5314
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_mjqpcorrêa.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.