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Title: A utilização das tecnologias de informação e comunicação em contextos educativos inclusivos: comportamentos e atitudes dos diversos intervenientes no processo de intervenção precoce
Authors: Santos, Ana Cristina da Fonte Oliveira
Advisor: Cunha, Maria José Santos
Keywords: Aprendizagem
Inclusão
Intervenção precoce
Tecnologias da informação e comunicação
Issue Date: 2015
Abstract: Numa sociedade cada vez mais tecnológica, na qual se verifica a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos mais diversos domínios, importa referir que estas devem ser equacionadas no sentido de potenciar e melhorar a vida das crianças que de alguma forma manifestam dificuldades aos mais diversos níveis, particularizando crianças elegíveis em idade precoce. A aplicação destas ferramentas tecnológicas como promotoras de um ensino-aprendizagem mais individualizado, através das quais se promove a alternativa numa nova perspetiva de aprendizagem, ensino e formulação do pensamento. Na perspetiva de uma escola inclusiva, e atendendo ao facto destas crianças apresentarem caraterísticas individuais específicas resultantes da necessidade de um apoio especializado e personalizado surgem as TIC com o objetivo de fomentar e garantir o sucesso das suas aprendizagens e do seu desenvolvimento. Com este estudo pretendemos conhecer os comportamentos e atitudes de todos os intervenientes no processo de desenvolvimento das crianças elegíveis em idade precoce face à adoção das TIC nas suas práticas pedagógicas. A metodologia utilizada é quantitativa, intencional e de conveniência. Procedemos à elaboração de dois inquéritos por questionário “Questionário Gestor de Caso/Docentes/Outros” (http://goo.gl/forms/Se6ayw6qnZ) e “Questionário Encarregados de Educação/Família/Amas/Assistentes “ (http://goo.gl/forms/K3GSoR9Mec), os quais foram disponibilizados on-line produzindo o efeito “snowball” originando uma amostra total de 126 indivíduos. Os resultados obtidos levam-nos a concluir que as TIC podem e devem ser consideradas como uma ferramenta útil de trabalho aos mais diversos níveis. Em termos de conclusão destaca-se a importância e vantagens da utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem em crianças em idade precoce, as TIC como recurso para uma intervenção pedagógica diferenciada.
In a society increasingly technologic, in which observed the use of Information and Communication Technologies (TIC) in a variety of fields, it should be noted that these should be addressed in order to promote and improve the lives of children in some way manifest difficulties at various levels, particularizing eligible children at an early age. The application of these technological tools as promoters of a teaching-learning more individualized, through which promotes alternative a new perspective of learning, teaching and formulation of thought. The perspective of an inclusive school, and attempt the fact that these children have individual specific characteristics resulting from the need of a specialized support and custom arise the ICT with the aim of promoting and ensuring the success of their learning and development. With this study we intend to know the behaviors and attitudes of all stakeholders in the development process of eligible children at an early age due to the adoption of ICT in their teaching practices The methodology used is quantitative, intentional and convenience. Proceed to the preparation of two questionnaire surveys " Manager Quiz Case / Professors / Other " ( http://goo.gl/forms/Se6ayw6qnZ ) and " Charged Questionnaire Education / Family / Amas / Wizards " (http : // goo .gl / forms / K3GSoR9, which were available online producing the effect " snowball " yielding a total sample of 126 individuals . The results lead us to conclude that ICT can and should be considered as a working tool útilde at various levels . In terms of finding highlights the importance and benefits of using ICT in the teaching- learning process in children at an early age , ICT as a resource for a differentiated pedagogical intervention.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10348/5335
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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