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Title: Gestão escolar: uma análise do fenômeno bullying em uma instituição da rede federal de ensino
Authors: Alves, Christiana de Castro Ferreira
Advisor: Koehnen, Timothy Leonard
Saraiva, Izabela de Castro Ferreira
Keywords: Bullying
Campus São João Evangelista (Estado Minas Gerais, Brasil)
Gestão escolar
Cultura organizacional
Planeamento estratégico
Issue Date: 13-Jan-2016
Abstract: O Bullying é um fenômeno constituído por um conjunto de atitudes agressivas, conscientes, intencionais e repetidas, com a finalidade de causar sofrimento e intimidação ao indivíduo alvo da ação. A partir do fim do século XX, ocupou importante espaço nos meios de comunicação de massa, o que se intensificou nos primeiros anos do século XXI. Estudos do Bullying são realizados no Brasil, e através de revisão bibliográfica, constata-se que o fenômeno pode ocorrer em todos os ambientes de convivência, especialmente nas escolas. O Instituto Federal Minas Gerais – Campus São João Evangelista foi escolhido como local de pesquisa por contar com alunos que, por morarem na instituição e ficarem distantes de suas famílias, estão em um espaço cotidiano de convivência e trocas interpessoais. Os alunos investigados nesta pesquisa possuem idade entre 14 e 19 anos e estão matriculados no Curso Técnico integrado ao Ensino Médio. São oriundos de mais de 60 cidades da região, de outros estados brasileiros e de Angola (África). Além de uma amostra do corpo discente, a pesquisa foi realizada com a participação de uma parcela dos professores, servidores administrativos e gestores do Instituto. Tal escolha se justifica pela necessidade de uma análise do fenômeno Bullying, com foco na probabilidade de que as práticas agressivas interfiram nos relacionamentos interpessoais, no processo ensino-aprendizagem e na gestão escolar.
Bullying is a phenomenon consisting of a series of aggressive, conscious, intentional and repeated attitudes, with the purpose of causing suffering and intimidation in the person chosen as target of the action. From the late 20th Century, bullying has been occupying an important space in mass media, which has been intensified in the early years of 21st Century. Bullying studies have been done in Brazil, and a literature review reveals that this phenomenon may occur in all coexistence environments, especially in schools. The Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais State – São João Evangelista Campus was chosen for this research for receiving students that live in the institution, away from their families, and for that reason, are in a space of everyday coexistence and interpersonal exchanges. The students investigated in this research are aged between 14 and 19 years, and are enrolled in the Technical Course integrated to High School. They came from over 60 cities of the region, from other Brazilian states and from Angola (Africa). Besides this sample of students, the survey was conducted with the participation of some of the teachers, administration servers and managers of the Institute. This choice is justified by the need of analyzing the phenomenon Bullying, focusing on the probability that aggressive practices may interfere in interpersonal relationships, in the teaching-learning process and in the school management.
Description: Dissertação de Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10348/5394
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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