Relatório de atividade profissional: docência, desporto e autarquia, Celorico a mexer: influência da prática da atividade física na capacidade funcional de idosos de 3 freguesias de Celorico de Basto

Data
2016-01-14
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A elaboração do presente documento surge da necessidade de enriquecer e completar conhecimento, tendo por base o plano da recomendação do CRUP, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, no ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre, no ensino da Educação Física nos ensinos básicos e secundários. A sua realização visa documentar e ilustrar as atividades desenvolvidas ao longo do percurso profissional, dando principal enfase ao ano letivo 2012/2013, nas várias vertentes do desempenho de funções como professor e coordenador municipal, da Câmara Municipal de Celorico de Basto, através duma análise crítica e reflexiva de todo o processo. Todo o processo de organização deste documento teve a cooperação de um co-orientador (externo à universidade) e de uma orientadora (interna). A organização do presente documento seguirá o regulamento do relatório de atividade profissional, procurando, numa primeira parte, focar três áreas de desempenho: Área 1 - Função de Professor em contexto de escola; Área 2 - Função de Coordenador Desportivo Municipal; Área 3 - Função de professor/coordenador no Programa “Celorico a Mexer ” – Idosos, enquadrado no projeto Câmara Amiga. Na segunda parte do trabalho, e com vista ao enriquecimento do presente relatório, a Área 3 abrange mais pormenorizadamente outras valências da Câmara Amiga, em especial o programa Celorico a Mexer. Este englobou aulas de ginástica, hidroginástica, bem como os testes de aptidão física realizados com os idosos ao longo do ano, no âmbito de um estudo sobre a influência da prática da atividade física na capacidade funcional de idosos em 3 freguesias de Celorico de Basto. No término deste documento, pude concluir que a minha prática profissional vem sendo determinante na minha formação enquanto professor, sendo o mesmo, um óptimo instrumento de complementação teórico prática adquirida durante os primeiros passos enquanto profissional do mundo do Desporto. No entanto, deve ser visto apenas como início de um longo trajeto de crescimento profissional, sendo nosso dever enquanto professores procurar o conhecimento e a melhoria constante da nossa prática.
The preparation of this document arises from the need to enrich and complete knowledge, based on the recommendation of CRUP, University of Trás os Montes e Alto Douro, in the course of study leading to the master's degree in teaching of physical education in the basic and secondary teaching. It aims to document and illustrate the activities developed along the career path, giving emphasis to the 2012/2013 school year, in the various aspects of the performance of duties as a teacher and municipal Coordinator, of Celorico de Basto, through a critical and reflective analysis of the whole process. The whole organization process of this document had the cooperation of a co-supervisor (external to the University) and a supervisor (internal). The Organization of this document will follow the regulation of the professional activity report, looking, in the first part, for focus three performance areas: Area 1- Teacher in school context; Area 2- Municipal Sports Coordinator; Area 3- Teacher/coordinator in "Celorico a Mexer" – Elderly, framed in the Friendly City Hall project. In the second part of the work, intending to enrich this report, the Area 3 will cover, in more detail, other valences of the Friendly City Hall, giving emphasis to Celorico a Mexer, gymnastics classes, hidrogymnastics, as well as the physical fitness tests conducted with seniors throughout the year as part of a study on the influence of the practice of physical activity in the functional capacity of the elderly in 3 villages of Celorico de Basto. At the end of this document, I conclude that my professional practice has been decisive in my training as a teacher, being a great theoretical and practical complement instrument acquired in the beginning of my professional career in Sports world. However, it should be seen only as the beginning of a long path of professional growth, being our responsibility as teachers to seek knowledge and constant improvement of our practice.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Desporto , Professores , Prática profissional , Idosos , Atividade física , Câmara amiga , Celorico a mexer
Citação