Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/5412
Título: Os campos conceptuais e a aprendizagem das ciências: um estudo com alunos do Ensino Secundário
Autor: Oliveira, Sandra Maria Escaleira Borges de
Orientador: Rodrigues, Isilda Teixeira
Vasconcelos, Clara
Palavras-chave: Física
Aprendizagem
Teoria dos campos conceptuais de Gerard Vergnaud
Esquema mental
Invariantes operatórios
Data: 2015
Resumo: O novo paradigma educativo centrado na aprendizagem do aluno como objeto principal é coerente com os resultados emanados de diversas investigações em Educação para as Ciências, que demonstram a importância de conhecer os diversos processos através dos quais, os alunos aprendem conceitos científicos e constroem o seu próprio conhecimento. A Teoria dos Campos Conceptuais de Gerard Vergnaud, que serve de base a este estudo, supõe que o centro de desenvolvimento cognitivo é a conceptualização, sendo que como teoria, é especialmente idónea para indagar e compreender os processos cognitivos de aprendizagem significativa de conceitos complexos, como são os científicos. O principal objetivo da nossa investigação foi o de estudar como se articula o pensamento dos alunos, enfatizando-se determinadas tarefas de aprendizagem pertencentes ao campo conceptual da Mecânica Newtoniana e desta maneira definir e caracterizar os respetivos invariantes operatórios e suas correlações.
The new educational paradigm, which focusses on student’s learning, is far coherent with the results presented in countless educational studies in the sciences field. These studies show the relevance of knowing the different ways through which students learn scientific concepts and build their own knowledge. The Theory of Conceptual Fields of Gerard Vergnaud, that highly influenced our study, claims that the cognitive development is conceptualization. As a theory, based on impartial premises, it is fully prepared to analyze and understand the cognitive processes of the significant learning of complex concepts, as the scientific ones. The main goal of our investigation was to analyze how students’ thoughts are assembled, emphasizing and highlighting particular learning tasks that belong to the conceptual field of the Newtonian Mechanic and, thus, define and characterize the related invariant operations and its correlations.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10348/5412
Tipo de Documento: Tese de Doutoramento
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