A Matemática na iniciativa Novas Oportunidades: dois estudos de caso

Data
2016-01-18
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Pretende este estudo contribuir para mostrar o valor da formação contínua e como o Homem dela necessita para viver num tempo sempre novo. Para além disso, demonstra a participação do autor nesse processo, nomeadamente como formador na área de Matemática para a Vida da Iniciativa Novas Oportunidades. Deste modo, iniciou-se o estudo por uma breve descrição da história (recente) da Educação de Adultos em Portugal, desejando apresentar que foi, desde sempre, uma medida adiada, pouco objetiva e mal implementada, embora fosse estudada e se tivessem criado planos para a sua real aplicação, recorrendo a exemplos de sucesso já conhecidos de outros países. Da persistência dos seus defensores surgiu uma instituição, no princípio do século XXI, criada exclusivamente para promover a educação e formação de Adultos e, à semelhança de outros países, também para o reconhecimento, certificação e validação de competências. Após diversas atualizações, em 2005/06 foi, finalmente, criada a Iniciativa Novas Oportunidades, objeto deste estudo. Nesse sentido, começámos por apresentar a estrutura nacional que foi criada para suportar a Iniciativa, bem como os meios para atingir e cativar o público-alvo do programa: os Adultos. Para tal, foram celebrados acordos com as instituições próximas dos Adultos, bem como foram convocados os agentes que iriam divulgar, trabalhar, planificar, ministrar e avaliar o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Num segundo capítulo fez-se a apresentação do formador e autor do estudo, descrevendo a sua habilitação para a docência de matemática e, no caso particular da Iniciativa Novas Oportunidades, da área de “Matemática para a Vida”. Descreveram-se, também, as características dos participantes no estudo, ou seja, um conjunto de Adultos a quem foram validadas e certificadas competências, tendo adquirido formação ministrada pelo formador e autor deste trabalho. No final do segundo capítulo referemse os instrumentos e as técnicas usadas na recolha de dados. No terceiro capítulo, o formador descreve a sua ação no programa Novas Oportunidades, enquanto formador da área de “Matemática para a Vida”, as orientações que teve de seguir tal como a matriz condutora do programa e a forma como estruturou a formação e a levou a cabo na prática letiva. Apresentam-se, para tal, alguns exemplos de atividades trabalhadas pelo formador, de forma a promover e estimular o pensamento matemático autónomo nos formandos. No final deste trabalho, recolheram-se as impressões do formador e dos formandos acerca da matemática na Iniciativa Novas Oportunidades aqui em estudo. Verificou-se, entre outras coisas, que os formandos valorizam a formação que tiveram e formandos e formador lamentam tal programa ter terminado.
This study intends to show the value of the continuous formation and the huge necessity that people have from it in order to live in a place always in change. Besides, it shows the author participation in this project, namely as a teacher in the mathematical area for life, according to the New Opportunities’ Initiative. Thereby, this research begins with a brief overview of the recent history of the Adults’ Education in Portugal, intending to show that it always has been a postponed measure, not absolutely clear objectives and wrongly initiated, nevertheless it was studied and plans to its application have been created, based in successful examples well known in other countries. Result of some people persistency, a specific institution was created at the beginning of the 21st century, exclusively to promote the Adults’ Education and Formation, and as for the other countries, also to certificate and validate competencies. So, after several adjustments, in 2005/06, it was finally created the New Opportunities Initiative, that is the object of this research. To that extent, we started by introducing the national structure that has been created to support the Initiative, just as well as the meanings to achieve and to attract the target public to the programme: The Adults. To accomplish this task, agreements with closer institutions to adults have been done, as well as agents have been called to disseminate, work, plan, teach and access the Recognition Process, Validation and Certification of Competencies. In a second chapter, the presentation of the teacher (and author of the research has been made), describing his skills to maths teaching and in particular, in the New Opportunities Initiative to “Life’s Mathematics”. The characteristics of the research’s participants, that is to say, some of the adults whose competencies have been validated and certificated, having achieved formation ministered by the teacher were also described. At the final part of the second chapter the instruments and techniques of data collection are described. In the third chapter, the teacher presents his action on the New Opportunity’s programme as a teacher of “Life’s Mathematics”, the guidance that he had to follow as driving matrix of the programme and the way as he had structured the formation and carried on it in order to accomplish the Adults’ skills required. For that purpose some example activities are presented, worked by the teacher so that he can stimulate the independent mathematical thinking in his students. At the end of this analysis, impressions have been collected of the teacher and of the students about mathematics at the New Opportunities Initiative. It was found, among other things, that students value the training they had and students and teacher lament such a program has ended.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino da Matemática, no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Palavras-chave
Educação de adultos , Matemática , Portugal , Novas Oportunidades
Citação