Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/5461
Title: Gestão democrática escolar e formação continuada: concepções dos membros do colegiado de uma escola estadual em Montes Claros-MG
Authors: Fonseca, Janete Madureira Freire
Advisor: Loureiro, Armando Paulo Ferreira
Carvalho, Maria João Cardoso
Keywords: Formação contínua
Participação
Administração escolar
Gestão democrática
Issue Date: 2015
Abstract: A investigação buscou analisar a diversidade de concepções democráticas dos membros de um colegiado escolar de uma escola e contribuir, a partir de ações de formação, para o aprimoramento do seu funcionamento. Para atingirmos tal finalidade utilizamos o método de pesquisa-ação, com aproximação do enfoque qualitativo no intuito de coletar, num primeiro momento, informações pertinentes sobre o conceito de democracia, de gestão democrática e do funcionamento padrão do sistema normativo e técnico do colegiado escolar. Nessa investigação buscamos conhecer, compreender e explicar os principais problemas que afetam a participação dos membros do colegiado escolar e em particular o desempenho do rol de atribuições no exercício do mandato, bem como, propor e aplicar um plano de ação voltado para a capacitação dos mesmos. Por fim, concluímos que a formação continuada ministrada aos membros do colegiado escolar contribuiu significativamente para o aprendizado e fomentou a participação destes no referido Conselho.
The research aimed to analyze the diversity of democratic conceptions of the members of a School Board of a school and contribute, from training activities, to the improvement of their operation. For achieve this purpose we use the method of action research approach with qualitative approach in order to collect, at first, relevant information about the collegiate technical concept of democracy, democratic management and standard operation of the regulatory system and research scholastic. In that seek to know, understand and explain the main problems affecting participation members of the school faculty and in particular the performance of the list of duties while in office, as well as propose and implement an action plan focused on empowerment of same. Finally, we conclude that the continued training provided to School Board members contributed significantly to the learning and encouraged their participation in this Council.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10348/5461
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:TD - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
phd_jmffonseca.pdf
  Restricted Access
6,35 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.