Construção de práticas de referência no ensino da Física para o Ensino Secundário

Data
2016-02-03
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este estudo foca-se no desenvolvimento profissional de uma professora interessada em melhorar a qualidade das práticas de ensino ao longo de vários anos. Em particular, centra-se no desenho das tarefas e no trabalho experimental, bem como no papel mediador da professora na qualidade das aprendizagens dos alunos. O problema de investigação foi como se pode promover o desenvolvimento profissional autodirigido, de forma a que a qualidade das práticas de ensino em sala de aula de um professor de Ciências Físicas se manifeste no desenho das tarefas experimentais e na mediação do professor em sala de aula para influenciar a qualidade das aprendizagens dos alunos designadamente em termos do seu envolvimento nas tarefas e nas práticas epistémicas. Em particular, procurou responder-se às seguintes questões de investigação: 1. Quais são as relações entre os padrões das práticas de ensino (tarefas e mediação) e o envolvimento dos alunos e as práticas epistémicas? 2. Que traços de práticas de ensino (na concepção das tarefas e na mediação efectiva) se alteraram ao longo do tempo? 3. Que factores influenciam o desenvolvimento profissional com impacte nas práticas de ensino? Foi seguida uma metodologia de investigação longitudinal durante 10 anos de natureza qualitativa baseada num estudo de caso, a partir de uma abordagem curricular em Física e Química A do Ensino Secundário: caso da professora investigadora e as suas turmas ao longo do tempo. Assumiu ainda uma dinâmica de investigação-acção na medida em que procurou valorizações incrementais, fundamentadas na acção e na reflexão, ao longo do tempo. O estudo empírico em sala de aula foi realizado em três turmas de 10º ou 11º ano, da professora investigadora, desde 2005/2006 a 2011/2012, numa Escola em Vila Real. A recolha e análise de dados foi feita em duas vertentes: dados do percurso profissional da professora investigadora desde 2004 a 2014 e dados das práticas de ensino e das aprendizagens dos alunos ao longo do tempo. A partir dos dados das práticas de ensino (registo de observações, gravações áudio, materiais produzidos pelos alunos, cadernos dos alunos, fichas de trabalho, imagens do quadro, etc.), produziram-se narrações multimodais das aulas que depois de validadas por terceiros foram analisadas com recurso ao software Nvivo 8® para análise de conteúdo. A análise dos dados recolhidos, sobre as práticas de ensino e das aprendizagens dos alunos ao longo do tempo e sobre o percurso profissional do professor, bem como a interpretação dos resultados obtidos com base na literatura, permitiu-nos obter resultados para as três QI e formular as seguintes conclusões: (I) Relativamente às relações entre práticas de ensino e envolvimento e práticas epistémicas (a) Identificaram-se novos traços das práticas de ensino (para além dos conhecidos na literatura) que promovem o envolvimento produtivo dos alunos; (b) Há formas específicas e diversas de manter a tarefa como desafio; (c) É possível passar de padrões de mediação mais básicos para padrões de mediação mais efectivos na promoção do envolvimento produtivo dos alunos e das práticas epistémicas do aluno; (d) Há traços da mediação ligados à intencionalidade epistémica do professor, responsáveis pelas mudanças qualitativas nos padrões da mediação com impacte nas PE. (II) Relativamente às mudanças nas práticas de ensino (a) O desenho das tarefas teve mudanças subtis. No entanto, estas alterações foram suficientes para provocar uma mediação do professor diferente com consequências nas PE dos alunos e o seu envolvimento produtivo; (b) As práticas de ensino foram-se alterando ao longo dos anos do estudo com a introdução sucessiva e cumulativa de novos traços; (c) O esforço do professor passou de desencadear o envolvimento dos alunos para potenciar o envolvimento produtivo; (d) A qualidade e quantidade das PE dos alunos aumenta ao longo dos anos de intervenção e está muito ligada com a formulação das tarefas e alterações na mediação do professor; (e) Os traços fundamentais para haver mudança qualitativa na mediação do professor com impacte nas PE dos alunos foram incorporados sucessivamente. (III) Relativamente aos factores de desenvolvimento profissional O desenvolvimento profissional do professor teve origem em 6 factores: (a) construção e análise das narrações multimodais; (b) reflexões feitas ao longo do tempo; (c) ciclos repetidos de investigação-acção; (d) elaboração e refinamento das tarefas; (e) participação em projectos de investigação; e (f) introdução e uso de artefactos e representações visuais.
This study focuses on the professional development of a teacher that is interested in improve the quality of teaching practices over several years. In particular, focuses on the tasks design and experimental work, as well as role of teacher’s mediation in the quality of student learning. The research problem was how the teacher can promote self-directed professional development, so that the quality of teaching practices in classroom of a teacher of Physical Sciences is manifested in the design of experimental tasks and the teacher's mediation in classroom to influence the quality of students’ learning, particularly in terms of their engagement in tasks and epistemic practices. In particular, to answer the following research questions: 1. Which are the relations between the patterns of teaching practices (tasks and mediation) and the students’ engagement and the epistemic practices? 2. What traits of teaching practices (design of tasks and effective mediation) have changed over time? 3. What factors influence the professional development with impact on teaching practices? It was followed a longitudinal research methodology during 10 years based on a qualitative case study, from a curricular approach in Physics and Chemistry of Secondary Education: the case of teacher-researcher and his classes over time. It was also assumed a dynamic of action-research to search incremental valorizations, based on action and reflection, over time. The empirical study in the classroom was conducted in three groups of 10th or 11th years, the teacher-researcher, from 2005/2006 to 2011/2012, in a school of Vila Real. The data collection and analysis was done in two ways: data from professional pathway from teacher-researcher from 2004 to 2014 and data of teaching practices and student learning over time. From the data of teaching practices (records of observations, audio recordings, materials produced by the students, student notebooks, worksheets, blackboard images, etc.), were produced multimodal narratives from the lessons that after validated by third parties were analyzed using the Nvivo 8® software for content analysis. The analysis of data collection of teaching practices and students’ learning over time and the teacher professional pathway, as well as the interpretation of the obtained results based on the literature, allowed us to obtain results to the three research questions and formulated the following conclusions: (I) Relatively to the relations between the teaching practices, and engagement and epistemic practices (a) were identified new traits of teaching practices (beyond those known in the literature) that promote students’ engagement productive; (b) There are specific and different ways to keep the task as a challenge; (c) It was possible pass of most basic mediation patterns to more effective mediation patterns in the promotion of students’ productive engagement and the epistemic practices; (d) There are traites of mediation linked to teacher’s epistemic intentionality, responsible for qualitative changes in the mediation patterns with impact on PE. (II) Relatively to the changes in teaching practices (a) The task design had subtle changes. However, these changes were enough to trigger a different teacher’s mediation with consequences for student’s epistemic practices and their productive engagement; (b) teaching practices were changed over the years of the study with introduction of successive and cumulative of new traits; (c) The teacher’s effort change to trigger the students’ engagement to potentiate the productive engagement; (d) The quality and quantity of students’ epistemic practices increased over the years of intervention and is very linked with the formulation of tasks and changes in teacher’s mediation; (e) The main traits to have qualitative change in the teacher's mediation with impact on students’ epistemic practices were incorporated successively. (III) Relatively professional development factors The teacher professional development had origin in six factors: (a) construction and analysis of multimodal narratives; (b) reflections made over time; (c) repeated cycles of research-action; (d) development and refinement of tasks; (e) participation in research projects; and (f) introduction and use of artefacts and visual representations.
Descrição
Tese de Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia
Palavras-chave
Desenvolvimento profissional , Práticas de ensino , Perfil de mediação , Práticas epistémicas
Citação