Conhecimentos, saberes e dimensões formativas dos educadores de pessoas idosas: um estudo numa Universidade Aberta à terceira idade no Estado da Bahia

Data
2016-02-03
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Resumo
Este estudo científico busca entender quem são os educadores que atuam com idosos e como se apropriam dos saberes e conhecimentos da educação para viabilizar sua prática pedagógica. Assim, o foco da análise dessa pesquisa incide sobre se os educadores reconhecem a autoformação em serviço decorrente de sua atividade na Universidade Aberta à Terceira Idade – UATI, de uma Universidade Estadual da Bahia. Esta pesquisa teve como objetivo geral entender se e como ocorre o processo de autoformação, no que concerne aos saberes, conhecimentos e às aprendizagens dos educadores no campo da gerontologia educativa ou educação gerontológica na atuação em universidade aberta à terceira idade. Além de perceber de que forma estes educadores constroem seus saberes e conhecimentos sobre a pessoa idosa para atuar na educação na e para a terceira idade e se estes de algum modo se transformam nestas relações. Com este objetivo trilhou-se o caminho da pesquisa com abordagem qualitativa do tipo descritiva, através de entrevista estruturada como recolha de dados e de pesquisa bibliográfica, analisando como os educadores vivenciam suas atividades, a maneira como interpretam esses saberes e conhecimentos adquiridos na sua atuação e questões relacionadas com os saberes da experiência e do constructo teórico. Os resultados emergem como desafios a serem enfrentados, por conta da formação de educadores nessa área ainda não ser ponto crucial para se atuar com idosos. Então, destacamos como elemento conclusivo que os educadores apesar de construírem saberes e conhecimentos na convivência com os idosos, de modo geral não se apercebem da relevância da educação gerontológica para configurar outras formas de educar a pessoa idosa, bem como tornar o idoso protagonista do percurso educativo e ter como base a integração das dimensões formativas como campo propício à educação na e para a terceira idade.
This scientific study seeks to understand who the educators that work with elderly people are, and how they acquire educational knowledge and skills to make their pedagogical practice viable. Thus, the emphasis of the analysis of this research is focused on if the educators recognise the auto formation in context of duty, as tutors in the University Open to Senior Citizens – SCOU/ UATI , of a State University of Bahia. This research had as its main goal, understanding if or how an auto formation process occurs, regarding the educator’s knowledge, skills and apprenticeships in the field of educational gerontology or gerontological education performed in the Senior Citizens Open University. Besides, understanding in which way these educators build their knowledge and skills on an elderly person to perform in education, for and in Senior Citizens and if they, in a certain way, are transformed by these relationships. Having this goal in mind, a trodden path for research was made, based on a qualitative and descriptive approach, through structured interview with data collection and bibliographic research, analysing how the educators experienced their activities, the way they evaluate those skills and knowledge acquired in their performances and questions related to knowledge based on experience and theoretical constructs. The results emerge as challenges to be faced, since the formation of educators in that area it is not, yet, a crucial point to perform with Senior Citizens. So, we highlight, as a conclusive element, that the educators, despite the fact of building knowledge and skills when interacting with elderly people, they do not realize the relevance of gerontological education which is necessary to configure other ways to scholar a Senior Person, or to turn the elderly into a protagonist of his own educational journey, using as base, the integration of formative dimensions as a favourable domain to education, in and for Senior Citizens.
Descrição
Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
Palavras-chave
Universidade Aberta , Idosos , Brasil , Conhecimento , Competências , Envelhecimento , Educação , Gerontologia
Citação