Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/5538
Title: A animação sociocultural e os lugares de educação para a participação, autonomia e cooperação: estudo de caso da Fundação Lapa do Lobo
Authors: Fonte, Rui Miguel Dinis Marques da
Advisor: Lopes, Marcelino de Sousa
Keywords: Animação sociocultural
Educação
Participação
Autonomia
Cooperação
Lugares educativos
Issue Date: 4-Feb-2016
Abstract: A tese “A Animação sociocultural e os lugares de educação para a participação, autonomia e cooperação: Estudo de caso da Fundação Lapa do Lobo” é o resultado da investigação da autoria de Rui Fonte, sob orientação do Doutor Marcelino de Sousa Lopes. Neste estudo, pretendeu-se compreender de que forma as práticas de ASC poderiam contribuir para a participação, cooperação e autonomia dos intervenientes, no contexto de diferentes lugares educativos. Para tal recorreu-se ao Estudo de caso da Fundação Lapa do Lobo. A investigação fundamentou-se na pluralidade de instrumentos, que envolveu métodos qualitativos e quantitativos, desde a Pesquisa bibliográfica ao Inquérito por questionário, passando pelo Inquérito por entrevista, depoimento e Análise documental, utilizando a hermenêutica como princípio orientador da análise de dados. Ao interpretar toda a informação recolhida, e depois de refletir sobre a mesma, inspirado no caso concreto da FLL, é garantido afirmar que as práticas de ASC (reconhecendo nelas a técnica da participação, o princípio da autonomia e o compromisso da cooperação), assentes nos princípios da equidade, independência e proximidade, contribuem para que os lugares educativos fomentem e impulsionem a formação de indivíduos mais participativos, autónomos e cooperantes na sociedade.
Within the framework of the PhD in Educational Sciences, “The community development and education places for participation, autonomy and cooperation: case study of Fundação Lapa do Lobo” is the outcome of the research work conducted by Rui Fonte, under the supervision of Professor Marcelino de Sousa Lopes. In this study, we sought to understand how the ASC practices could contribute to the participation, cooperation and autonomy of actors in the context of different educational places. To do so, resorted to the case study of Fundação Lapa do Lobo. The research was based on the plurality of instruments, involving qualitative and quantitative methods from the literature to the questionnaire survey, through the interview survey, testimonial and documentary analysis using hermeneutics as a guiding principle of data analysis. In interpreting the information collected, and after thinking about it, inspired by the concrete FLL case, is guaranteed to claim that the ASC practices (recognizing in them the technique of participation, the principle of autonomy and the commitment of cooperation), based the principles of fairness, independence and proximity, contribute to promote the educational places and boost the formation of more engaged, autonomous and cooperative individuals in society.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10348/5538
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:TD - Teses de Doutoramento

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