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Title: Qualidade percebida e satisfação no trabalho na rede hoteleira da Via Costeira - Natal/RN - Brasil
Authors: Cabral, Breno Fernando Tinôco
Advisor: Marques, Carlos Duarte Coelho Peixeira
Keywords: Gestão das organizações
Marketing (interno)
Satisfação no trabalho
Desempenho organizacional
Qualidade percebida
Modelagem de equações estruturais
Issue Date: 2015
Abstract: O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar um modelo conceitual utilizando Modelagem de Equações Estruturais (MEE) para analisar os determinantes da satisfação laboral dos colaboradores da área hoteleira na Via Costeira em Natal/RN - Brasil. Os construtos do modelo incluiram as variáveis latentes: marketing interno e comprometimento organizacional, frequentemente identificadas na literatura como antecedentes de satisfação no trabalho, tendo-se acrescentado a qualidade de serviço percebida pelo colaborador, de modo a avaliar o seu possível efeito mediador. A pesquisa contemplou 138 questionários válidos, sendo utilizada uma amostragem não probabilística. A Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e a Modelagem de Equações Estruturais (MEE) foram usadas para testar e validar o modelo conceitual teórico. Os modelos de medida dos construtos foram avaliados por meio da AFC. Esta avaliação foi feita com base nas medidas de ajuste, na significância estatística dos coeficientes e nos seus sinais. O estudo confirmou a relevância do marketing interno para influenciar positavamente o comprometimento organizacional, a qualidade percebida e a satisfação laboral. Contrariamente ao esperado, não se confirmou o papel mediador da qualidade percebida, a qual não parece exercer influência sobre a satisfação dos colaboradores dos hotéis. Contribuições acadêmicas e gerenciais são mostradas e sugestões de estudo são dadas para trabalhos futuros.
The objective of this study was to develop and validate a conceptual model using Structural Equation Modeling (SEM) to analyze the determinants of job satisfaction of employees of the hotel area in the Coastal Highway (Via Costeira) in Natal / RN - Brasil. Besides the latent variables internal marketing, organizational commitment, and organizational commitment, often described in the literature as antecedents of job satisfaction, the model included the quality of service perceived by employees, in order to assess its possible mediating effect. A non-probabilistic sample of 138 employees was surveyed in order to assess the model. The measurements were validated by Confirmatory Factor Analysis (CFA) and the structural modem by SEM. The results confirmed the effects of internal marketing over organizational commitment, perceived quality, and job satisfaction. Opposite to what was expected, possible mediating effect of perceived quality was not conformed. Academic and managerial contributions are exposed and further research is suggested.
Description: Tese de Doutoramento em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10348/5545
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:TD - Teses de Doutoramento

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