A expressão dramática e a animação teatral como estratégias educativas em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico

Data
2016-02-26
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A Expressão Dramática é uma área que leva a criança, de uma forma criativa, a envolver-se, a revelar-se e a conhecer-se. Através das suas atividades lúdico-didáticas, a criança manifesta e amplia as suas capacidades criativas, desenvolve a comunicação com os outros, aprende a conhecer-se melhor, aumenta a sua perceção sensorial e motora, estimula as suas capacidades expressivas, trabalha as suas emoções e desenvolve as suas faculdades cognitivas. E porque reúne várias dimensões (afetiva, cognitiva, emocional, motora, sensorial, estética), a Expressão Dramática promove uma aprendizagem transversal e, ao mesmo tempo, fomenta o desenvolvimento holístico da criança. Ao possibilitar todas estas competências e, ao propiciar um espaço de comunicação e expressão, esta área pode servir como estratégia didática nos nossos alunos. A Animação Teatral, visionada com uma modalidade prática, educativa, social e cultural, que promove o teatro como uma tecnologia para o desenvolvimento de certas capacidades (recusa à passividade, superação de dificuldades, participação social, entre outras), pode enriquecer o espaço educativo formal e, por conseguinte, servir como estratégia educativa. O nosso trabalho desenvolveu-se através de um estudo de caso, centrando-se numa turma do 3.º Ano de Escolaridade, do 1º Ciclo do Ensino Básico, do Agrupamento de Escolas de Armamar. Como técnicas de recolha de dados, utilizámos a análise documental, o inquérito por entrevista e a observação participante, levada a cabo num ateliê de Expressão Dramática, projetado e implementado por nós mesmos.
The Dramatic Expression is an area that takes the child in a creative way, to engage, to prove and to know each other. Through its recreational and educational activities, the child manifests and expands their creative capabilities, developing communication with others, learn to know yourself better, increase your sensory perception and motor. It stimulates their expressive abilities, working your emotions and develop their cognitive faculties. And because it brings together various dimensions (affective, cognitive, emotional, motor, sensory, aesthetic), the Dramatic Expression promotes cross-learning and at the same time, foments the child's total development. By enabling all these skills and to provide a space of communication and expression, this area can serve as a teaching strategy in our students. The Theatrical Animation, projected with a practical, educational, social and cultural system, which promotes theater as a technology for the development of certain abilities (refusal to passivity, overcoming difficulties, social participation and so on), can enrich the educational space formal and consequently serve as an educational strategy. Our work was developed through a case study, focusing on a group of the 3rd grade, in the 1st cycle of basic education, in the Agrupamento de Escolas de Armamar. As data collection techniques, we used the documentary analysis, interview survey and participant observation, carried out in a Dramatic Expression workshop, planned and implemented by ourselves.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Animação Sociocultural
Palavras-chave
Expressão dramática , Teatro , Crianças , Educação , Escola , Criatividade , Jogo , Professores
Citação