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Title: O marketing social e a gestão estratégica da transformação e mudança social: um estudo de caso comparativo entre a Fundação Bradesco – Br e a empresa Delta Cafés – Pt
Authors: Guarido, Maria Cristina Meloni
Advisor: Rodrigues, Ana Paula
Keywords: Marketing social
Responsabilidade social
Gestão estratégica
Issue Date: 2015
Abstract: Este trabalho de investigação procura compreender as reais motivações dos mentores de ideais de ações sociais, bem como explorar as relações entre a utilização de instrumentos de marketing social, apoiados em ações de responsabilidade social, e a consolidação de marcas. Analisamos os projetos sociais desenvolvidos por uma organização brasileira do ramo financeiro - Banco Bradesco - e uma organização portuguesa do ramo retalhista - Delta Cafés - procurando identificar se os mesmos possuem um caráter ideológico de seus mentores. A investigação realizada é qualitativa com opção metodológica pelo estudo de casos.Os instrumentos de recolha utilizados foram a entrevista semi-estruturada, a análise documental e observações da realidade. A partir da análise dos resultados concluimos que as organizações estudadas cumprem ideologicamente a função de promover mudanças na área da educação com os seus projetos sociais. Estes projetos sociais proporcionam aos beneficiários uma formação direcionada à realidade em que vivem, mas ao mesmo tempo procurando torná-los pessoas independentes, que operam e colaboram entre si, fortalecendo idéias e posicionamentos, o que leva ao comprometimento com a formação de cidadãos e a constituição de uma sociedade mais justa, onde preponderam as relações de solidariedade e igualdade. Este trabalho pretende contribuir para o aprofundamento de conhecimentos na área de marketing social, ao explorar as intenções dos percursores de projetos sociais que promovem uma forte ligação com as comunidades envolventes e que procuram criar verdadeiras transformações sociais.
This research seeks to understand the real motivations of the ideals of mentors of social actions, and to explore the relationships between the use of social marketing tools, supported by social responsibility, and the consolidation of brands. We analyzed the social projects developed by a Brazilian financial organization - Banco Bradesco - and a Portuguese organization - Delta Cafés – and we try to identify if they have an ideological character of their mentors. The investigation is qualitative with the use of case study methodological approach. The data collection instruments used were semi-structured interviews, document analysis and observations of reality. The results showed that the studied organizations ideologically fulfill the function of promoting changes in education with their social projects. These social projects provide the beneficiaries with a training directed to the reality they live in, but at the same time seeking to make them independent people who operate and work together, strengthening ideas and positions, which leads to commitment to the formation of citizens and the building a more just society where predominates solidarity and equality relations. This work aims to contribute to the deepening of knowledge in social marketing, given that explores the intentions of social projects precursors that promote a strong bond with the surrounding communities and seeking to create real social change.
Description: Tese de Doutoramento em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10348/5682
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:TD - Teses de Doutoramento

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