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Title: O jogo popular infantil como meio de educação e de intervenção comunitária
Authors: Proença, Ana Isabel Correia
Advisor: Lopes, Marcelino de Sousa
Keywords: Jogo infantil
Jogo popular
Cultura
Educação
Tradição
Issue Date: 6-Apr-2016
Abstract: O jogo infantil é um elemento fundamental no desenvolvimento motor, cognitivo e social da criança. Através do jogo e das atividades lúdicas, a criança conhece e desenvolve as suas habilidades motoras, amplia e fortalece as suas capacidades cognitivas e aprende a lidar e a conviver socialmente com os outros e com o meio que a rodeia. A riqueza dos jogos infantis está bem evidente na grande diversidade de jogos infantis existentes. Entre muitos, encontramos os chamados jogos populares infantis. Os jogos populares infantis são dos jogos mais antigos, já que chegaram até nós oralmente através dos nossos antepassados, transportam características de tempos remotos e contêm marcas da cultura ancestral de um povo, fazem parte da nossa história e do nosso património cultural. Destaca-se, além de todos os elementos históricos e culturais que lhe são adjacentes, a sua vertente pedagógica e social. A nível social, os jogos populares infantis incitam a curiosidade, proporcionam grandes momentos de convívio e interação social e promovem a coesão (social), aproximando diferentes gerações. São atividades que permitem a intergeracionalidade, dado que o seu carácter lúdico possibilita a permuta e transversalidade entre culturas distintas. São, então, atividades potencialmente multiculturais. No que respeita a vertente pedagógica, ressalva-se que, através destes jogos, podem ser transmitidos conhecimentos históricos, culturais e educativos, dentro das mais diversas formas de educação, formal, não formal e informal. Equitativamente, também difundem valores sociais, de harmonia, convívio e confraternização; possibilitam, deste modo, momentos lúdicos de envolvência e desenvolvimento de comunidades. Nesta investigação recorremos a um estudo de caso, direcionado aos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Armamar e à comunidade de Vila Seca. Como técnicas de recolha de dados, utilizámos o inquérito por entrevista e a observação participante, resultantes de um Encontro Intergeracional de Jogos Populares, por nós concretizado.
The children's play is a fundamental key in motor development, cognitive and social of the children. Through play and activities, the child knows and develops their motor skills, broadens and strengthens their cognitive abilities. It learns to deal with and socializes with others and with the environment that surrounds it. The wealth of children's games is evident in the great diversity of children's games. Among many, we find the so-called popular children's games. The popular children's games are the oldest games since come down to us orally through our ancestors, transport characteristics of ancient times and contain trademarks of ancestral culture of people. They are part of our history and cultural heritage. It is important to refer that, although all the historical and cultural elements, are pedagogical and social aspects. At the social level, the popular children's games incite curiosity, provide great moments of conviviality, social interaction and promote cohesion (social), bringing different generations. They are activities that allow living together between children and others, as its playful character makes it possible to exchange between different cultures. They are, therefore, multi-cultural activities. As concern the educational aspect, it essential to refer through these games, historical, cultural and educational knowledge can be transmitted in the various forms of education, formal, non-formal and informal. Similarly, also diffuse social values of harmony, coexistence and socializing; permit in that way recreational moments and development communities. In this investigation we resort to a case study, directed to users of the Santa Casa da Misericórdia of Armamar and Vila Seca community. As data collection techniques, we used the interview survey and participant observation, resulting from an Intergenerational Meeting of Popular Games, which we realized.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Animação Sociocultural
URI: http://hdl.handle.net/10348/5701
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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