A animação sociocultural na terceira idade: projeto de intervenção no Centro de Dia da Casa do Povo de Fontelas

Data
2015
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente trabalho de investigação tem como tema a “Animação Sociocultural na Terceira Idade – Projeto de Intervenção no Centro de Dia da Casa do Povo de Fontelas”. Foi desenvolvido no âmbito do 2.º Ciclo de Estudos, em Ciências de Educação – Área de Especialização em Animação Sociocultural, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Ambicionou-se estudar os procedimentos e as técnicas que o Animador Sociocultural e o Gerontólogo podem e devem adotar num Centro de Dia. Para tal, através da aplicação de inquéritos por entrevista aos Utentes do contexto indicado, e a Profissionais da área, pretendemos identificar que tipo de atividades se podem desenvolver, para além de conhecermos as Histórias de Vida do público-alvo, de forma a realizamos um Projeto de Intervenção, que vá de encontro às necessidades e gostos dos Utentes. Verificou-se que cada público-alvo deve ser entendido de uma determinada forma, não procurando implementar as mesmas atividades em todas as pessoas do contexto, uma vez que possuem gostos e necessidades diferentes, devendo ter em conta todas as vivências e desejos que cada uma delas possui. É do conhecimento geral que o envelhecimento da população é um fenómeno global. A faixa etária das pessoas com mais de 65 anos é a que tem atualmente o maior crescimento. Apresentam-se vários desafios que são consequência desse crescimento, incluindo assim os Centros de Dia, que levam a que muitas pessoas recorram a eles. Os Centros de Dia assumem variadas funções para com o seu público-alvo, incluindo a Animação Sociocultural, que os ajuda a adaptarem-se, procurando estabelecer as suas prioridades e proporcionar-lhes atividades que visem corresponder aos seus interesses, promovendo-lhes um envelhecimento com qualidade. Neste trabalho, a afetividade e o sentimento são constantes, uma vez que já existia uma ligação e confiança com os Utentes do contexto. Realizamos o Enquadramento Teórico, apresentamos a Metodologia, o Trabalho Empírico, e propomos um Projeto de Intervenção em Animação Sociocultural com a finalidade de ser aplicado no Centro de Dia da Casa do Povo de Fontelas. Posteriormente, remetemos a conclusão, a bibliografia e webgrafia, os anexos e apêndices que compõem este trabalho de investigação.
This research work has as its theme “The Sociocultural Animation in the Third Age – Intervention Project in the Day Centre of the People's House in Fontelas”. It was developed in the 2nd Cycle of Studies in Science Education – Specialization in Sociocultural Animation at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro. We pretend to study the procedures and techniques that Sociocultural Animator and Gerontologist can and should adopt at a Day Centre. For this, by applying interview surveys to Users of the indicated context, and Professionals of the area, we intend to identify what kind of activities can be developed, in addition to knowing the Life Stories of the target audience, in order to carry out an Intervention Project, which meets the needs and tastes of the Users. It was found that each target audience should be understood in a certain way, not seeking to implement the same activities in all people of context, since they have different tastes and needs, taking into account all the experiences and desires that each them has. It is well known that the ageing of population is a global phenomenon. The age group of people over 65 is the one that currently has the highest growth. So, there are a number of challenges that are a result of this growth, including Day Centers, which lead a lot of people to use them. The Day Centers assume various functions to his target audience, including the Sociocultural Animation, which helps them to adapt, seeking to establish their priorities and provide them with activities that aim to match their interests by promoting them Ageing with quality. In this work, affection and feelings are constant, since there was already a connection and trust with the Users of the context. We carry out the Theoretical Framework, we present the Methodology, the Empirical Study, and we propose a research Project in Sociocultural Animation that can be applied in the Day Center of people’s house in Fontelas. Later, we refer to conclusion, bibliography and webgrafia, attachments and appendices that compose this research work.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Animação Sociocultural
Palavras-chave
Animação sociocultural , Centros de dia , Gerontologia , Educação , Envelhecimento , Projeto de intervenção
Citação