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Title: Uma Nova Abordagem para a Formação em Engenharia de Reabilitação em Portugal
Authors: Godinho, Francisco Alexandre Ferreira Biscaia
Advisor: Cruz, José Afonso Moreno Bulas
Barroso, João Manuel Pereira
Keywords: Engenharia de Reabilitação
Modelos de Formação
Tecnologias de Apoio
Acessibilidade
Pessoas com Deficiência ou Incapacidade
Rehabilitation Engineering
Educational Models
Assistive Technology
Accessibility
People with Impairment or Disability
Issue Date: 2010
Abstract: A formação de Engenheiros para exercerem a sua actividade profissional no campo da reabilitação e do apoio a pessoas com deficiência ou incapacidade tem sido uma matéria estudada por investigadores e professores de Engenharia dedicados a esta área nos últimos 30 anos. Constata-se que a profissão de Engenharia de Reabilitação na generalidade dos países, incluindo em Portugal, é muito pouco conhecida, é exercida por um número reduzido de profissionais e apresenta fragilidades no reconhecimento e identidade. Parte destas vulnerabilidades devem-se à ausência de formação académica nesta especialidade. Este trabalho debruça-se sobre uma nova abordagem para a formação em Engenharia de Reabilitação em Portugal, concretizada na Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas da UTAD, por ser inovadora no país e rara no contexto internacional, e acreditarmos que se pode constituir num bom exemplo a seguir. A implementação e análise de uma formação desta natureza não podem ser feitas sem uma visão do que foi no passado e o que representa actualmente a Engenharia de Reabilitação, a sua relação com as Tecnologias de Apoio e a Acessibilidade, bem como os seus desafios num futuro próximo. Por esse motivo é realizado um estudo aprofundado sobre estas matérias. Com o objectivo de compreender melhor a pertinência deste tipo de formação adoptada na UTAD, fazemos um diagnóstico da profissão e do desenvolvimento da Engenharia de Reabilitação em Portugal. Confrontamos o modelo de formação em Engenharia de Reabilitação da UTAD com programas académicos implementados noutros países e com estudos sobre modelos de formação afins dos quais se tiraram ensinamentos para a iniciativa da UTAD. O pleno funcionamento da Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas da UTAD é também objecto de reflexão centrado no perfil, preparação e expectativas dos seus alunos e nos novos desafios que este projecto educativo implica.
The education and training of engineers in order to enable them for professional activity in the field of rehabilitation and support people with impairment or disability has been a subject of study by researchers and engineering educators in this field, for the past 30 years. It is clear that Rehabilitation Engineering – as a profession – has so far been little known in most countries, Portugal included. Its practice is conducted by a small number of professionals and is fragile in terms of recognition, statute, and identity. Part of this is due to a lack of academic curricula devoted to it. This work focuses on a new approach to education and training in Rehabilitation Engineering that is taking place in Portugal, at UTAD, via the baccalaureate programme of studies in Human Accessibility and Rehabilitation Engineering. It is innovative in this country and uncommon internationally, and can present itself as a reference example. The implementation and analysis of such a programme of studies cannot be pursued without an overview of previous efforts, as well as of the current standing of Rehabilitation Engineering, its relationship with Accessibility and Assistive Technologies, and its near-course challenges. For these reasons, a lengthy study of such matters is presented. In order to better understand the relevance of this kind of education, as conducted at UTAD, a diagnosis is made of the status of the profession and of the development of Rehabilitation Engineering in Portugal. We compare the education & training model used at UTAD for Rehabilitation Engineering with academic programs in other countries, and with studies on related educational models, from which some concepts were drawn in support of the effort at UTAD. The overall operation of the baccalaureate at UTAD is also source for reflection, based on the profile, preparation, and expectations of its students and new challenges associated with this educational project.
Description: Tese de Doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
URI: http://hdl.handle.net/10348/572
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:OLD - Teses de Doutoramento

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