A ação supervisiva do coordenador pedagógico na promoção da inclusão escolar

Data
2016-04-18
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Resumo
A inclusão é considerada o novo paradigma do século XXI. Em atendimento a este paradigma, a Escola de ensino regular assume um grande desafio: promover o acesso de todos os alunos, sem exceção, a uma educação de qualidade. Foi objetivo deste estudo observar a concepção dos profissionais da escola – Professores e Coordenadores pedagógicos – sobre a prática de inclusão e de que maneira se dá a ação supervisiva do Coordenador Pedagógico junto ao professor, na realização do processo inclusivo escolar, no Ensino Fundamental. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com seis professores e cinco coordenadores, de duas escolas, sendo uma do sistema de ensino privado e outra do sistema de ensino público. A partir da análise dos dados das entrevistas, foi possível identificar as dificuldades que envolvem o processo de inclusão nas escolas. Foi possível também detectar que há problemas em relação à ação supervisiva do Coordenador pedagógico junto aos professores, e que dois são os motivos geradores deles: a defasagem na formação dos professores e coordenadores para o trabalho com educação inclusiva e a ausência de um modelo de supervisão pedagógica sistemático e fundamentado teoricamente para subsidiar e responder às necessidades impostas pelo desafio de implementar a Educação Inclusiva na perspectiva da Educação para Todos, para a efetivação dos direitos de crianças com necessidades educacionais especiais.
Inclusion is considered the new paradigm of the twenty-first century. In response to this paradigm, the regular education school takes on a big challenge: to promote access for all students, without exception, to an education of quality. The aim of this study was to observe the conception of school personnel - teachers and educational coordinators - about the practice of inclusion and how the supervisiv action of the Educational Coordinator occurs with the teacher, in making the school inclusive process in elementary school. For this, individual semi-structured interviews with six teachers and five coordinators were held, from two schools, one of the private education system and the other from the public education system. From the data analysis of the interviews, it was possible to identify the difficulties surrounding the process of inclusion in schools. It was also possible to detect that there are problems in relation to supervisiv action of the pedagogical coordinator with teachers, and two are their generators reasons: the gap in the training of teachers and coordinators to work with inclusive education and the absence of a systematic supervisory model and a pedagogical theory to support and respond to the needs imposed by the challenge of implementing inclusive education in the Education for All perspective, for the realization of the rights of children with special educational needs.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Supervisão Pedagógica
Palavras-chave
Inclusão , Necessidades educativas especiais , Educação , Coordenador pedagógico
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