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dc.contributor.advisorAires, Ana Paula-
dc.contributor.advisorFontes, Susana-
dc.contributor.authorPereira, Ana Isabel Costa-
dc.date.accessioned2016-04-18T14:33:06Z-
dc.date.available2016-04-18T14:33:06Z-
dc.date.issued2016-04-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/5790-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt
dc.description.abstractA leitura estimula uma série de potencialidades intrínsecas à Língua Portuguesa e que se estendem igualmente ao currículo escolar, dado o caráter transversal que lhe é conferido. Com base nos estudos que proliferam e dão conta da relação irrevogável entre a leitura e o sucesso escolar, procuramos direcionar os estudos para a influência desta competência na resolução de problemas matemáticos. A relação estabelecida entre os domínios referidos é assegurada ao longo deste trabalho por uma revisão bibliográfica suficientemente competente, mas fundamentalmente por um estudo empírico realizado no decorrer da Prática de Ensino Supervisionado no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Serão apresentados resultados conseguidos através dos inquéritos por questionário, cuja amostra é representada pelos alunos das turmas 4.ºJ 8 e 5.ºD. A análise minuciosa dos dados permitirá estabelecer individualmente a relação entre a competência leitora e a aptidão para a resolução de problemas, podendo servir como um bom indicador para futuras investigações. Desta forma, esta dissertação exigiu uma pesquisa constante e uma reflexão ponderada dos resultados obtidos para efetivar os pressupostos levantados em volta desta problemática.pt
dc.description.abstractReading stimulates a series of intrinsic potential to portuguese and extends also to the school curriculum, given the cross-cutting character given to it. Based on studies which proliferate and give account of irrevocable relationship between reading and school success, seek direct studies to the influence of this competence in solving problems. The relationship established between the domains referred to is backed up by a literature reviews sufficiently competent and essentially by an empirical study carried out in the course of Supervised Teaching practice on the first and second Cycles of basic education. The results achieved will be presented through surveys, whose sample is represented by students of class 4. ºJ8 e 5. ºD. The detailed analysis of the data will make it possible to establish the individual relationship between reader and the competence aptitude for problem solving, and can serve as a good indicator for future investigations. This work required a constant research and a careful consideration of the results obtained to effect the assumptions raised around this issue.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectPrática pedagógicapt
dc.subjectResolução de problemaspt
dc.subjectTransversalidadept
dc.titleHábitos de leitura e a sua influência na resolução de problemaspt
dc.typemasterThesispt
dc.subject.udc371.33(043)pt
dc.subject.udc028(043)pt
dc.subject.udc51(043)pt
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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