Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/5805
Title: A aplicação da plataforma Moodle no ensino das tecnologias de informação e comunicação
Authors: Castro, Pedro Miguel Freitas de
Advisor: Reis, Manuel José Cabral dos Santos
Keywords: Tecnologia
Ensino
Aprendizagem
LMS
Moodle
Issue Date: 21-Apr-2016
Abstract: Atualmente já não se discute a introdução das novas tecnologias na Escola, mas sim as melhores metodologias para as colocar em prática em contexto pedagógico. O computador assumiu um papel importante no desempenho do Professor levando à substituição de atitudes pedagógicas centradas no ensino por atitudes centradas na aprendizagem. Os novos recursos estão cada vez mais presentes no panorama escolar como suporte à mudança que urge no nosso sistema de ensino-aprendizagem. As plataformas online de ensino-aprendizagem (LMS) estão há alguns anos disponíveis para a utilização por parte de professores e alunos de forma a promoverem a interação, partilha e comunicação dentro e fora da sala de aula. Na minha prática pedagógica que decorreu durante o estágio na Escola E.B. 2,3 Diogo Cão tive a oportunidade de implementar metodologias de trabalho assentes nas novas tecnologias e suportadas pela plataforma (LMS) Moodle disponibilizada pela Escola. Tive a possibilidade de experimentar o quanto este sistema permite ao Professor ser mais eficiente e eficaz no processo da aquisição das aprendizagens por parte dos alunos ao longo do ano letivo, desenvolvendo a inteligência, provocando o espanto e a curiosidade.
Nowadays the introduction to the new IT (Information Technologies) in schools is no longer a topic for discussion, having been replaced by the one about the best methods to put them into practice in the teaching/learning context. The computer took on a major role in the Teacher’s performance leading to the replacement of pedagogical attitudes centered in the learning processes. These new resources are increasingly more present in what school is concerned, as a means to help the urgent need to change our teaching-learning system. The teachinglearning online platforms have been available for many years and are meant to be used by teachers and students in order to encourage the interaction, sharing and communication inside and outside the classroom. During my teaching experience, which occurred during my training course in the “Escola Básica 2,3 Diogo Cão”, I had the opportunity to put into practice work methodologies based on the IT through the Moodle platform made available by the school. I had the possibility to try out how these systems that allow the teacher to be more efficient and more effective in pursuing his or her goals to get the students to learn throughout the school year, developing their intelligence, arousing their amazement and curiosity.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Informática
URI: http://hdl.handle.net/10348/5805
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_pmfcastro.pdf5,98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.