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Title: Manuel da Fonseca e Sophia de Mello Breyner Andresen - Dois Olhares sobre a Aceitação Social na Narrativa para a Infância
Authors: Romão, Irene
Advisor: Soares, Maria Luísa Castro
Issue Date: 2010
Abstract: Manuel da Fonseca e Sophia de Mello Breyner Andresen são dois autores consagrados do século XX, que abordam, em perspectivas distintas, o tema da aceitação social nas suas obras. O primeiro surge ideologicamente mais comprometido e associado ao Neo-Realismo, denunciando os males sociais com vista à promoção da justiça e da igualdade. Sophia faz a abordagem num prisma mais humanista, tentando educar para os valores e arredar os males da sociedade. Os contos em análise procuram atestar a veracidade desta constatação. Depois de enquadrados no contexto político, social e artístico e de fazermos uma breve referência às suas obras e principais características, seleccionaram-se dois contos de cada um deles – “A Torre da Má Hora” e “Um Nosso Semelhante”, de Manuel da Fonseca; A Fada Oriana e “História da Gata Borralheira”, de Sophia de Mello Breyner Andresen – e procedeu-se à sua análise crítica, com incursões pela semiótica. Concluiu-se, em seguida, que cumpre a literatura a sua função social e estética, neste caso, a Literatura Infanto-Juvenil, pois, à excepção da obra A Fada Oriana, os restantes textos não se dirigem intencionalmente ao público infantil. Mas, se atendermos ao plano da leitura, pela receptividade que tiveram e têm junto dos leitores mais jovens, somos levados a enquadrá-los na Literatura Infanto-Juvenil.
Manuel da Fonseca and Sophia de Mello Breyner Andresen are two acclaimed authors from the 20th century, who approach, from distinctive perspectives, the theme of social acceptance in their literary works. The former author presents itself as more ideologically committed and associated to Neo-Realism, denouncing social flaws, with the intention of promoting justice and equality. Sophia‟s approach comes from a more humanist perspective, trying to educate in terms of values and moving away society‟s defects. The tales in analysis seek to prove the veracity of this proposition. After the political, social and artistic contextualization and a brief reference to the mentioned authors‟ literary works and their main characteristics, two tales from each author were selected-“A Torre da Má Hora” and “Um Nosso Semelhante” by Manuel da Fonseca; A Fada Oriana and “História da Gata Borralheira” by Sophia de Mello Breyner Andresen-and their critical review was made, following semiotic paths. We get then to the conclusion that literature accomplishes its social and aesthetic role, in this case, Children and Youth Literature, for, except for the tale A Fada Oriana, the rest of the tales are not intentionally directed to young readers. But, if we take the reading plan into consideration, attending to the receptivity these tales had and still have as far as younger readers are concerned, we are led to classify them as Children and Youth Literature.
Description: Dissertação de Mestrado em Literatura Portuguesa – Especialização em Literatura Infanto-Juvenil
URI: http://hdl.handle.net/10348/581
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

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