Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/5810
Title: Responsabilidade social empresarial e intraempreendedorismo: construindo redes de empresas no Brasil e em Portugal fundamentadas na aprendizagem e cultura organizacional
Authors: Costa, Wedja Josefa Granja
Advisor: Marques, Carla Susana da Encarnação
Pompeu, Randal
Keywords: Aprendizagem organizacional
Cultura organizacional
Empreendedorismo
Responsabilidade social
Rede de empresas
Issue Date: 26-Apr-2016
Abstract: O mundo não é feito de forças separadas. Torna-se impossível montar fragmentos de um espelho quebrado para se enxergar o reflexo verdadeiro. Em cada pedaço a imagem é reproduzida holograficamente, no seu todo. Isto pode explicar a verdade que o subsistema traz do seu sistema. Tendo sido constatado o crescimento das empresas, ao atuarem juntas, em espaços geográficos demarcados e definidos, buscou-se compreender como se desenvolvem as redes de empresa. A cultura organizacional, a aprendizagem organizacional, o intraempreendedorismo e a responsabilidade social falam das dinâmicas, onde estão envolvidos elementos em interação, deixando valores e crenças, mediados por experiências uns nos outros, aprendendo em conjunto quais as melhores respostas para os desafios surgentes. Nesta investigação, procurou-se dar um contributo para melhor entendimento sobre a questão se existe no desenvolvimento das redes de empresas aspectos da Aprendizagem Organizacional, da Cultura Organizacional o Intraempreendedorismo e da Responsabilidade Social Empresarial em duas empresas de dois países. Assim, o objetivo geral do trabalho foi investigado em dois Estados diferentes com existência de redes de empresas, apresentando como escopo de investigação as dimensões mencionadas. A Delta Cafés, em Portugal, e a 3corações, no Brasil, foram campos de estudo de investigação e tema deste trabalho. Na análise de dados, recolhidos de entrevistas e questionários aplicados a uma amostra de 388 pessoas, sendo 41 gestores e 347 funcionários, recorreu-se à análise de conteúdo e à modelação de equações estruturais. Os resultados deste estudo mostraram que: i) a cultura organizacional influencia a aprendizagem organizacional; ii) a cultura organizacional influencia de forma indireta o intraempreendedorismo; iii) a aprendizagem organizacional influencia diretamente o intraempreendedorismo. É o principal elo entre o desenvolvimento de redes de empresas, com a ideias da Teoria Geral dos Sistemas; iv) a cultura organizacional influencia o intraemperendedorismo mediada pela aprendizagem organizacional; v) o intraempreendedorismo em nenhuma das duas empresas alcançou maturidade suficiente para despertar a intenção dos sujeitos da pesquisa em desenvolver empreendimentos novos ou spin-offs que permitissem que se tornassem parceiros dentro de um conglomerado da rede da empresa-matriz.
The world is not made up of separate forces. It becomes impossible to assemble fragments of a broken mirror to see the true reflection. In each piece the image is holographically reproduced in whole. This may explain the fact that the subsystem brings from its system. Having been established growth companies, by acting together in demarcated and defined geographic areas, it sought to understand how to develop enterprise networks. The organizational culture, organizational learning, intrapreneurship and social responsibility speak of the dynamics, which are involved interacting elements, leaving values and beliefs, mediated by experiences each other, learning together what the best answers to the insurgents challenges. In this investigation, it sought to make a contribution to better understanding of the question if whether there is in the development of business networks aspects of Organizational Learning, Organizational Culture, Intrapreneurship and Corporate Social Responsibility, in two companies from different countries. Delta Cafés, in Portugal, and 3Corações, in Brazil, were fields of study for research and analysis of this work. In the analysis of data, collected through interviews and questionnaires administered to a sample of 388 people between managers (41) and employees (347), appealed to content analysis and structural equation modeling . The results of this study showed that: i) organizational culture influences organizational learning; ii) organizational culture influences indirectly the intrapreneurship; iii) organizational learning directly influence the intrapreneurship. It is the main link between the development of business networks, with the ideas of General Systems Theory; iv) organizational culture influences the intrapreneurship mediated by organizational learning; and v) intrapreneurship, in neither company, has achieved enough maturity to arouse the intention of the research subjects in developing new ventures or spin- offs that would allow them to become partners within a conglomerate company headquarters network.
Description: Tese de Doutoramento em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10348/5810
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:TD - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
phd_wjgcosta.pdf4,48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.