Esperança, perceção geral de saúde, dimensões da depressão e expectativas profissionais em jovens do ensino superior

Data
2016-04-27
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
As expectativas têm sido apontadas pela literatura da área como um importante elemento que condiciona e influencia o percurso académico dos estudantes universitários (Campos & Freitas, 2008). O objetivo primordial deste estudo foi construir e validar uma escala para avaliar as expectativas profissionais dos estudantes do ensino superior, e ainda comparar as expectativas entre sexo s e anos curriculares (1º e 3º ano). Para o efeito, procedeu-se ao desenvolvimento da EEPEES, à análise da sua consistência interna e à sua estrutura fatorial. No presente estudo participaram 468 estudantes sendo que 21,4% pertencem ao sexo masculino e 78,6% ao sexo feminino com idades compreendias entre os 18 e os 30 anos. Os resultados apontam para uma consistência interna aceitável (α total=.779) e sugerem que a escala revela propriedades psicométricas aceitáveis que podem legitimar a sua aplicação em investigações futuras. No que concerne ao sexo, são os indivíduos do sexo masculino que reportam maior índice de expectativas assim como os estudantes do 1º ano quando comparados com os do 3º ano de licenciatura.
Expectations about one’s professional future have been identified in the literature as an important element that determines and influences the academic career of university students (Campos & Freitas, 2008). The aim of this study was to construct and validate an instrument to assess the professional expectations of college under-graduate students, and also compare the professional expectations between gender and graduation year (1st and 3rd year). To this purpose, after developing the Professional expectations Scale, with 11 items, statistical analysis were performed in order to determine its internal consistency and the factor structure. Participants were 468 students, 21.4% male and 78.6% female, aged between 18 and 30 years old. The results indicated an acceptable internal consistency (Cronbach’s α = .779) and confirmatory factorial analysis confirmed a unic factor. The Professional Expectations Scale reveals acceptable psychometric properties which legitimize its use in future investigations. With respect to group differences, males reported higher professional expectations as well as students attending the 1st year.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação
Palavras-chave
Alunos do ensino superior , Expetativas , Jovens universitários , Consistência interna , Análise fatorial
Citação