Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10348/5838
Título: | O e_portefólio na aprendizagem de uma LE: estudo e análise interpretativa de um e_portefólio individual de aprendizagens na disciplina de Espanhol: alunos de uma turma CEF numa escola TEIP |
Autor: | Cameirão, Alfredo José Garcia |
Orientador: | Fernández Rodríguez, Rebeca |
Palavras-chave: | Línguas estrangeiras E_portefólio CEF TEIP |
Data: | 2014 |
Resumo: | O presente trabalho analisa o desenvolvimento de portefólios digitais individuais, dos alunos do Curso de Educação e Formação - Operador Agrícola, no âmbito da disciplina de espanhol, no Agrupamento de Escolas de Freixo de Espada à Cinta.
O estudo teve lugar no presente ano letivo de 2012/2013 e a metodologia adotada foi a de Estudo de Caso, analisando os dados pelo cruzamento de informação provinda de instrumentos e fontes diferentes: observação direta, os e_portefólios elaborados e documentos neles inseridos e inquéritos de opinião respondidos pelos alunos.
Do enquadramento conceptual, salientamos a clarificação de alguns conceitos, como sejam a diferença entre dossiê e portefólio e, bem assim, a posição ocupada pelo uso de portefólios nos documentos normativos e reguladores emanados do Ministério da Educação Português e do Conselho da Europa.
Concomitantemente, analisamos os constrangimentos e potencialidades do uso de portefólios no contexto escolar, mormente o seu potencial papel na promoção da autonomia e da interdisciplinaridade e o lugar charneira que poderão ocupar no processo avaliativo, muito especialmente na autoavaliação e coavaliação.
Das conclusões havidas, parece ressaltar a avaliação positiva da experiência pedagógica analisada, nomeadamente considerando a opinião dos intervenientes, em especial os alunos, e outrossim considerando o produto alcançado. El presente trabajo intentará analizar el proceso de construcción de e_portfolios individuales de los alumnos del Curso de Educação e Formação – Operador Agrícola, en el ámbito de la asignatura de Español, del Agrupamento de Escolas de Freixo de Espada à Cinta. El estudio tuvo lugar en el presente curso 2012/2013 y la metodología elegida fue el Estudio de Caso. El análisis de los datos se hizo cruzando la información obtenida de instrumentos y fuentes diferentes: observación directa, los e-portafolios hechos y documentos insertos en ellos y cuestionarios de opinión respondidos por los alumnos. Del encuadre conceptual, destacamos la aclaración de algunos conceptos, tales como la diferencia entre dosier y portfolio y el lugar ocupado por el uso de portfolios en los documentos normativos y reguladores emanados del Ministerio de la Educación Portugués y del Consejo de Europa. De igual forma, analizamos los problemas y potencialidades del uso de portfolios en contexto escolar, fundamentalmente su potencial papel en la promoción de la autonomía y de la interdisciplinaridad y el lugar central que podrán ocupar en el proceso evaluativo, muy especialmente en la autoevaluación y coevaluación. De las conclusiones encontradas, parece sobresalir la evaluación positiva de la experiencia pedagógica analizada, sobre todo considerando la opinión de los intervinientes, en especial los alumnos, y también considerando el producto conseguido. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | http://hdl.handle.net/10348/5838 |
Tipo de Documento: | Dissertação de Mestrado |
Aparece nas colecções: | TD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
msc_ajgcameirão.pdf Restricted Access | 1,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.