A integração e a utilização das tecnologias da informação e comunicação como facilitadoras no processo ensino / aprendizagem para os adolescentes brasileiros

Data
2016-05-18
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Esse trabalho procura descrever sobre um tema que preocupa a todos nós educadores do século XXI: A Utilização e a Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação como facilitadoras no processo ensino / aprendizagem para os adolescentes brasileiros. As vertiginosas mudanças em nossa sociedade, as inovações tecnológicas e as globalizações incidem cada vez mais sobre a vida das pessoas, nesse caso em particular dos adolescentes. Infelizmente, ao invés de trazer um desenvolvimento para todos, assistimos a um acentuado crescimento de diferenças em todos os campos. O sistema capitalista vigente estimula a competitividade e o número reduzido de oportunidades de emprego, de acesso à cultura, à educação, à moradia, à alimentação de qualidade, entre outras necessidades, evidenciando uma realidade excludente. Considerando essa breve reflexão, entendemos a educação como um processo complexo que vai além da aquisição de conhecimentos e realização de projetos. Educação envolve o desenvolvimento da consciência e da comunicação, integrando numa visão ampla os diferentes níveis de conhecimento e de expressão. O uso da tecnologia de informação e comunicação (TIC) na escola carrega em si mesmo as contradições da sociedade contemporânea. Inserir-se na sociedade da informação não quer dizer apenas ter acesso às TIC, mas principalmente saber utilizar essa tecnologia para a busca e seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação do seu contexto. Assim, o uso das TIC com vista à criação de uma rede de conhecimentos, favorece a democratização do acesso à informação, a troca de informações e experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional. Tudo isso poderá levar à criação de uma sociedade mais justa e igualitária. O tema do presente trabalho tem sido muito debatido nesses últimos anos devido sua relevância no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizado. Sendo assim, muitos artigos já foram produzidos sobre este tema, pois cada autor analisado aborda o referido assunto de acordo com a sua necessidade, apresentando dessa forma sua argumentação conforme aquilo que acredita e defende. Após muita leitura sobre o tema abordado, seleções de artigos e autores e resumos, apresento esse trabalho como uma reflexão sobre a integração e utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação como facilitadoras no processo de ensino e de aprendizagem para os adolescentes brasileiros. O trabalho está dividido nas seguintes partes: 1- Introdução (motivação, relevância do estudo, formulação do problema, objetivos, delimitação do estudo e organização da dissertação). 2- Comunicação (conceito, papel, relação entre a comunicação e a educação e a educação comunicativa). 3- Tecnologias da Informação e Comunicação (conceito, sua contextualização, práticas pedagógicas e articulações entre os saberes e as TIC). 4- Educação na era tecnológica (conceito e apresentação de 3 argumentos: otimista, pessimista e cético. Sugestões para integração e um estudo de como foi feita essa integração das TIC em Portugal). No último capítulo fala-se sobre a Cultura Mediática (conceito, mediatização da tecnologia à comunicação educativa, aspectos pedagógicos, o professor na dicotomia e o valor deseducativo da cultura mediática). Como resultado desse trabalho de pesquisa, é notório observar que significativas mudanças e melhorias quanto ao uso e integração das TIC no processo de ensino e de aprendizagem para os adolescentes brasileiros foram feitas, tais como: mudanças comportamentais que incluem a conscientização do uso das TIC como ferramenta facilitadora nesse processo tanto para os alunos quanto para os professores, o envolvimento intenso dos alunos com atividades contextualizadas, a satisfação dos professores ao compreender a melhoria da potencialidade dos seus alunos usando as TIC e como elas podem efetivamente auxiliá-los em suas práticas pedagógicas. Essa pesquisa sobre a Integração e a Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação como facilitadoras do processo ensino / aprendizagem para os adolescentes brasileiros, surgiu pela necessidade que vi e senti como professora e educadora que sou, da Escola Pública do Estado do Ceará, em minha cidade Fortaleza, Brasil.
With this work we try to write about a topic that concerns us all: The Use and Integration of Information and Communication Technologies as facilitators in teaching / learning process for Brazilian teenagers. The rapid changes in our society, technological innovation and globalisation focus increasingly on people's lives, in this particular case of teenager. Unfortunately, instead of bringing development for all, we witness a sharp growth differences in all fields. The current capitalist system encourages competitiveness and few employment opportunities, access to culture, to education, to housing, to food quality, among other needs, showing an excluding reality. Considering this brief reflection, we understand education as a complex process that goes beyond the acquisition of knowledge and realization of projects. Education involves the development of consciousness and communication, integrating a broad view, the different levels of knowledge and expression. The use of information and communication technology (ICT) in school carries on itself the contradictions of contemporary society. Enter in the information society does not mean just having access to ICT, but mostly be able to use this technology for the search and selection of information enabling each person to solve everyday problems, understand the world and act in the transformation of its context. Therefore, the use of ICT with a view to creating a network of knowledge favors democratization access to information and the exchange of information and experience, a critical understanding of reality and the human, social, cultural and educational. All this could lead to the creation of a more just and egalitarian society. The theme of this work has been much debated in recent years because of its relevance with regard to the teaching and learning process. So many articles have been produced on this subject, for each author analyzed covers the said subject according to the needs, thus presenting their arguments as what he believes and stands for. After much reading on the topic discussed, selections of articles and abstracts and authors, we present this work as a reflection on the integration and use of information and communication technologies as facilitators in the process of teaching and learning for Brazilian adolescents. The work is divided into the following parts: 1. Introduction (motivation, relevance of the study, problem formulation, objectives, delimitation of the study and organization of the dissertation).2- Communication (concept, role, relationship between communication and education and communicative education). 3. Information and Communication Technologies (concept, its context, teaching practices and linkages between knowledge and ICT). 4 Education in the technological age (concept and presentation of three arguments: optimistic, pessimistic and skeptical. Suggestions for integration and a study of how this was done on integration of ICT in Portugal.). In the last chapter there is talk about Mediatic Culture (concept, media coverage of technology to educational comunication, pedagogical aspects, Professor in the dichotomy and the negative educational value of media culture). Finally, conclusion, future work, bibliography and appendices. As a result of this research work , it is clear to note that significant changes and improvements in the use and integration of ICT in the teaching and learning for the Brazilian adolescents were made, such as behavioral changes that include awareness of ICT as facilitating tool in this process both for students and for teachers , the intense involvement of students with contextualized activities , the satisfaction of teachers to understand the improvement of the capability of their students using ICT and how they can effectively assist them in their teaching practices. This research on the integration and use of Information and Communication Technologies as facilitators of the teaching / learning for Brazilian teenagers came up with the need I saw and felt as a teacher and educator I am, Public School of Ceará, in my City Fortaleza, Brazil.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Comunicação e Tecnologia Educativas
Palavras-chave
Educação , Tecnologia , Aprendizagem , Era digital
Citação