Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/5958
Title: A experiência didática no ensino das ciências: uma abordagem reflexiva
Authors: Frias, Sónia Catarina Costa Alves
Advisor: Anjos, Maria do Rosário Alves Ferreira
Keywords: Ensino das ciências
Aprendizagem
Trabalho de grupo
V de Gowin
Visitas de estudo
Issue Date: 23-May-2016
Abstract: A presente dissertação para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, teve por base as estratégias utilizadas na lecionação do conteúdo: Diversidade nas plantas: morfologia das plantas com flor e alguns aspetos da morfologia das plantas sem flor, lecionado ao 5º ano de escolaridade na Escola Básica Integrada dos Ginetes, na ilha de S. Miguel nos Açores. A turma era constituída por vinte e um alunos, sendo catorze do sexo feminino e sete do sexo masculino, com quatro alunos repetentes do quinto ano. A média de idade dos alunos era 10.8. A nível cognitivo era uma turma heterogénea, com comportamento considerado minimamente satisfatório e aproveitamento pouco satisfatório, possuindo alunos com nível socioeconómico médio baixo. Com o presente trabalho pretendeu-se fundamentar teoricamente e dar a conhecer a importância das estratégias de ensino-aprendizagem como: Situação problema, V de Gowin, trabalho de grupo, mapa de conceitos e visitas de estudo, na promoção da literacia científica e na aprendizagem dos alunos. Concluiu-se que as estratégias aplicadas foram efetivamente fundamentais para a melhoria dos resultados dos alunos, contribuindo para o aumento da motivação/interesse pela escola. A escolha das estratégias utilizadas teve por base o contexto socioeconómico dos mesmos, tentando ir sempre ao encontro dos seus interesses, havendo a preocupação dos conteúdos serem úteis, para a formação pessoal dos alunos e para a transmissão de conhecimentos para a comunidade envolvente, nomeadamente para os pais.
The present dissertation objective, is to obtain the master degree in Biology-Geology Teaching, for the 3rd cycle of the Portuguese Basic and Secondary school levels. It haves as its base, the strategies used in the teaching of the modules: Plant diversity – morphology of flowered plants and some aspects of the morphology of flowerless plants, these modules made part of the 5th grade year in the Ginetes basic and integrated School located in St. Michel’s, one of the islands of the Azores, an autonomous Portuguese archipelago. The class was constituted by twenty one students, being fourteen of the female gender and seven males, having four students who were repeating the fifth year. The mean age was 10.8. At the cognitive level the class was homogenous, with behavior considered minimal acceptable with less acceptable at achievement level. At the social-economic level the students were considered being at the low middle-class. With the work here described the author wanted to theoretically substantiate and demonstrate the importance of some teaching strategies like: Problematic questioning, Gowin’s V, work group, concept maps and field trips, in promoting scientific literacy and learning in students The author determined that the applied strategies were fundamental for the success of the students, contributing for an increased interest/motivation for learning. The used strategies where chosen having in mind the socio-economic context of the students, always trying to meet their interests, making the content useful for the students and for surrounding community, especially for the parents.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/5958
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_sccafrias.pdf6,5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.