Projeto de um manual de cerâmica na base da contextualização arquitetónica, artística, histórica e tecnológica

Data
2016
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A investigação que nos propusemos realizar insere-se no âmbito das ciências da educação, na área específica das artes visuais e estética, mais propriamente sobre cerâmica artística ligada à arquitetura e às artes plásticas. O presente trabalho pretendeu numa primeira fase, através da análise das unidades curriculares dos cursos de formação artística em Portugal, que lecionam o conteúdo cerâmica, verificar a sua abrangência em termos de competências essenciais nesta linguagem. Numa segunda fase e através de um inquérito com questões fechadas, pretendemos obter a opinião dos alunos do ensino superior, no que respeita ao ensino da cerâmica, utilizando a Metodologia Quantitativa Ex Post Facto: - A abrangência em termos de competências necessárias para o exercício autónomo da atividade artística neste meio de expressão; - Da relevância de um manual sobre cerâmica artística na base da contextualização arquitetónica, artística, histórica e tecnológica. A partir da análise dos resultados procedemos à estruturação de um manual de cerâmica artística, na base de uma contextualização a nível arquitetónico, artístico, histórico e tecnológico, para aplicação prioritária nos cursos de formação artística em artes visuais. Neste âmbito abrangente das artes visuais o trabalho incidiu, nos campos da teoria da arte e da crítica de arte, sobre os objetos cerâmicos produzidos pelas diferentes culturas contextualizados historicamente. Entendemos estabelecer uma estrutura curricular na base de conteúdos teóricos e tecnológicos, enquanto competências essenciais para o exercício autónomo da cerâmica artística. Os conteúdos teóricos incidiram sobre a história da cerâmica artística desde a antiguidade até aos nossos dias, a evolução do conceito de forma e a relevância da cerâmica portuguesa enquanto elemento da nossa identidade. Os conteúdos tecnológicos incidiram sobre o campo da cerâmica artística: Argilas e matérias-primas; Técnicas de trabalho; Técnicas de decoração; Cozeduras.
The research we proposed conduct falls within the scope of the educational sciences, in the specific field of visual arts and aesthetics, more specifically on artistic ceramics linked to architecture and the visual arts. This work aimed initially by analyzing the courses of artistic training courses in Portugal, who teach the ceramic content, check its scope in terms of essential skills in this language. In a second phase and through a survey with closed questions, we plan to obtain the opinion of higher education students, with regard to the teaching of ceramics, using the Quantitative Methodology Ex Post Facto: - The scope in terms of skills required for the independent exercise of artistic activity in this medium of expression; - The relevance of a manual on artistic ceramics on the basis of architectural contextualization, artistic, historical and technological. From the analysis of the results we proceeded to structuring an artistic ceramic manual on the basis of contextualizing the architectural level, artistic, historical and technological, for priority implementation in artistic training courses in visual arts. In this comprehensive scope of work visual arts focused in the fields of art theory and art criticism on the ceramic objects produced by different cultures historically contextualized. We believe establishing a curriculum on the basis of theoretical and technological content, as key competences for the independent exercise of artistic ceramics. The theoretical content focused on the history of ceramic art from antiquity to the present day, the evolution of the concept of form and relevance of the Portuguese ceramics as an element of our identity. Technological content focused on the field of artistic ceramics: Clays and raw materials; Working techniques; decorating techniques; Cooking.
Descrição
Tese de Doutoramento em Ciências da Educação nas Áreas da História, Teoria, Crítica e Tecnologia das Artes Visuais
Palavras-chave
História da arte , Teoria da arte , Cerâmica (artística) , História , Tecnologia cerâmica
Citação