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Title: Formação contínua de professores: um estudo sobre o abandono de participantes do Plano Nacional de Formação de Professores no Interior da Amazónia
Authors: Neves, Miranilde Oliveira
Advisor: Loureiro, Armando Paulo Ferreira
Costa, Maria Isabel Morais Barros
Keywords: Ensino superior
Amazónia
Abandono dos estudos
Formação de professores
Issue Date: 2016
Abstract: No Pará, como no Brasil em geral, há uma necessidade de professores qualificados nas diversas áreas e é visível o grande investimento por parte do governo nesse processo de formação por todo o país. Contudo, os números relacionados com o abandono têm suscitado grandes preocupações das instituições que oferecem tanto cursos presenciais como à distância, o que justifica amplamente o estudo desta problemática. Este trabalho apresenta os resultados da investigação “Formação Contínua de Professores: Um Estudo Sobre o Abandono de Participantes do Plano Nacional de Formação de Professores no Interior da Amazónia”, conhecido como PARFOR. O foco deste estudo centra-se, assim, na problemática do abandono no Ensino Superior, nomeadamente na formação de professores, no Brasil, com especial atenção para as causas e medidas de combate ao abandono. Durante o trabalho, e com a finalidade de conhecer o impacto do abandono dentro deste plano de formação, foram entrevistados distintos grupos de participantes, a saber: coordenadores, formadores e formandos (que permanecem e que abandonaram o programa) de uma Instituição de Ensino Superior localizada no interior do Estado do Pará, na área pertencente à Amazónia Brasileira. O método escolhido para direcionar esta investigação foi o estudo de caso (Yin, 2015) e integra-se numa perspetiva interpretativa, baseada na análise de conteúdo (Bardin, 2011). Utilizou-se a pesquisa documental e a técnica da entrevista para a recolha dos dados. Os resultados indicam que os participantes neste estudo relacionam o abandono da formação com vários fatores: pessoais, socioeconómicos, institucionais e geográficos, sendo os mais apontados os de ordem pessoal e institucional. O fator geográfico merece aqui destaque, dado que o estudo se desenrolou numa região onde as distâncias se evidenciam como um fator de visível impacto, que deve ser devidamente ponderado em quaisquer programas de formação. Este estudo mostrou, ainda, que o contexto amazónico merece um “olhar” diferenciado, pois possui peculiaridades que exigem uma estrutura pedagógica distinta, bem como políticas específicas de prevenção do abandono, com vista à manutenção dos formandos em sala de aula.
In Pará as well as in Brazil in general, there is a need for qualified teachers in several fields, and there has been a clear effort on the part of the government to invest in teacher training throughout the country. However, the abandonment numbers have raised major concerns for the institutions which offer both on-site and distance -learning courses, which largely explains the need for research on the subject. This thesis presents the results of a research programme known as PARFOR on "Teacher Training: A Study of the abandonment by trainees of the National Teacher Training Programme in the Amazon". It focus on drop-out rates in Higher Education in Brazil, namely as regards teacher training. Special emphasis is given to the causes underlying the phenomenon and the measures that can be taken to prevent it. Throughout the work, different groups of participants of a Higher Education Institution in the State of Pará (an area belonging to the Brazilian Amazon) were interviewed, so that the impact of dropping out of the Training Plan might be ascertained. Interviewees were coordinators, trainers and trainees (who had remained in the programme and who had abandoned it). The method chosen to conduct this research was the case study (Yin, 2015), which was integrated into an interpretative approach based on content analysis (Bardin, 2011). Documental research and interviews were used to collect data. Results indicate that the participants in this study identify personal, social and economic, institutional and geographical factors as reasons for dropping out of the training programme, the most frequent being of a personal and institutional nature. The geographical is especially worth highlighting since the study took place in a region where distances have clearly a great impact that should be duly considered in any training programme. This study also revealed that the Amazon region deserves to be “looked at” in a different way, because it has its peculiarities which require a different pedagogical structure and specific policies if early leaving is to be prevented and trainees to conclude their training.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10348/5972
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:TD - Teses de Doutoramento

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