Ler para compreender
Ficheiros
Data
2016-05-30
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
A leitura é essencial para a completa formação do indivíduo, mas não há leitura sem compreensão. Consideramos que não há maus leitoras, mas sim leitores pouco estrategas. Partindo da premissa que muitos alunos não gostam de ler porque não entendem aquilo que leem, neste estudo, desenvolvido durante o estágio pedagógico no ano letivo de 2014/15, na Escola Secundária S/3 Camilo Castelo Branco e S/3 de São Pedro de Vila Real, foi nossa pretensão aplicar estratégias e desenvolver atividades com materiais que orientassem os alunos na compreensão leitora de textos breves e, ao mesmo tempo, fazendo com que adquirissem o gosto pela leitura.
Reading is essential for the full development of the individual, but there is no reading comprehension. We consider that there are no bad readers, but readers some strategists. Assuming that many students do not like to read because they do not understand what we read in this study developed during the teaching practice in the school year 2014/15, the Secondary School S / 3 Camilo Castelo Branco and S / 3 São Pedro de Vila Real, it was our intention to apply strategies and develop activities with materials which will assist students in reading comprehension of short texts and at the same time, causing acquire a taste for reading.
Reading is essential for the full development of the individual, but there is no reading comprehension. We consider that there are no bad readers, but readers some strategists. Assuming that many students do not like to read because they do not understand what we read in this study developed during the teaching practice in the school year 2014/15, the Secondary School S / 3 Camilo Castelo Branco and S / 3 São Pedro de Vila Real, it was our intention to apply strategies and develop activities with materials which will assist students in reading comprehension of short texts and at the same time, causing acquire a taste for reading.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Leitura , Estratégias , Ler , Compreender